47 - Covid-19: ampla cobertura vacinal garante estados sem mortes pela doença, aponta infectologista « <b style=color:yellow;>Area</b><b style=color:red;>Seg</b> <b style=color:lime;>Blog</b>

Terça-feira, 22 de Março de 2022

47 - Covid-19: ampla cobertura vacinal garante estados sem mortes pela doença, aponta infectologista

A melhora do cenário epidemiológico da Covid-19 se deve principalmente à ampla cobertura vacinal, como afirma o infectologista do Hospital das Forças Armadas de Brasília, Hemerson Luz. A vacinação atingiu 91,5% da população acima de 12 anos, com a primeira dose, e 85,7% desse público, com a segunda dose ou dose única. 

Seis estados brasileiros não registraram nenhum óbito por Covid-19 em 24 horas nessa quarta-feira (30), segundo o Ministério da Saúde: Acre, Amapá, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte e Rondônia. A média móvel de mortes, registrada no boletim da pasta foi de 254,57; um recuo de 39% em relação à média de 14 dias atrás.

Para o médico Hemerson Luz, esse cenário é resultado da cultura vacinal do brasileiro.

“Isso é um reflexo direto da própria cultura vacinal que o brasileiro tem de procurar participar ativamente das campanhas de vacinação e manter-se vacinado e com o esquema vacinal completo.”

Segundo o Ministério da Saúde, até o momento, 67,4 milhões de pessoas já tomaram a dose de reforço contra a Covid-19, o que corresponde a 48% do público acima de 18 anos. 

O infectologista Hemerson Luz ressalta a importância do Programa Nacional de Imunização.

“O Programa Nacional de Imunização é um exemplo para o mundo, pois tem uma capilaridade invejável capaz de levar as vacinas para todos os municípios brasileiros e oferecer a vacina, incluindo a da Covid-19 para toda a população que é elegível para a vacina.”

Além da redução da média de óbitos, os casos de infecção também estão em queda, segundo o Ministério da Saúde. No total, foram registrados 33.937 novos casos de Covid-19 nesta quarta-feira (30) e a média ficou em 31.307; uma queda de 29,72% em comparação à média de 14 dias atrás.

Fonte: Brasil 61 - https://brasil61.com/n/covid-19-ampla-cobertura-vacinal-garante-estados-sem-mortes-pela-doenca-aponta-infectologista-bras226735