37 - Governo Federal reconhece a situação de emergência em mais sete cidades atingidas por temporais « <b style=color:yellow;>Area</b><b style=color:red;>Seg</b> <b style=color:lime;>Blog</b>

Quinta-feira, 3 de Março de 2022

37 - Governo Federal reconhece a situação de emergência em mais sete cidades atingidas por temporais



Player de Áudio

A Defesa Civil Nacional reconheceu nesta quinta-feira, 3 de março, a situação de emergência em mais sete cidades do País atingidas por fortes chuvas.

Estão nessa situação as cidades de Itapicuru, na Bahia, Alegre, no Espírito Santo, e Campanário, Inconfidentes e Malacacheta, em Minas Gerais.

No estado do Rio de Janeiro, recebeu o reconhecimento federal o município de Miguel Pereira, que registrou deslizamentos de terra. Já na cidade de Mafra, em Santa Catarina, o motivo da situação de emergência foi uma queda de granizo.

Em todo o país, estados e municípios atingidos por desastres podem solicitar recursos ao Ministério do Desenvolvimento Regional, o MDR, para atendimento à população afetada, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura danificada.

Para isso, é necessário obter anteriormente o reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública, como explica o coronel Alexandre Lucas, secretário nacional de Proteção e Defesa Civil.

TEC./SONORA: Cel. Alexandre Lucas, secretário nacional de Proteção e Defesa Civil

“O reconhecimento tem o papel de alterar processos administrativos e jurídicos e acelerar processos para a resposta ao desastre, além de permitir a liberação de uma série de recursos. Para isso, é preciso que o estado ou o município decrete a situação de emergência ou de calamidade pública e insira essa documentação no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID). A partir disso, o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) publica uma portaria e o ente federativo está apto a solicitar recursos.”

LOC: O Sistema Integrado de Informações sobre Desastres, o S2iD, pode ser acessado em s2id.mi.gov.br.

Para saber mais sobre as ações do Governo Federal em Proteção e Defesa Civil, acesse mdr.gov.br.

Reportagem, Alessandro Mendes

Fonte: Brasil 61 - https://brasil61.com/n/governo-federal-reconhece-a-situacao-de-emergencia-em-mais-sete-cidades-atingidas-por-temporais-pmdr220903