45 - Síndrome da Gaiola em Crianças « <b style=color:yellow;>Area</b><b style=color:red;>Seg</b> <b style=color:lime;>Blog</b>

Sábado, 12 de Março de 2022

45 - Síndrome da Gaiola em Crianças



Player de Áudio

LOC.: A pandemia de Covid-19 pode causar impactos duradouros na saúde mental de crianças e adolescentes. A psicóloga Cleuza Barbieri, especialista em desenvolvimento infantil e adolescente, afirma que crianças são naturalmente sociáveis e se desenvolvem se relacionando com outras pessoas.

TEC./SONORA: Cleuza Barbieri, psicóloga clínica

“Crianças aprendem se relacionando, brincando, trocando e se frustrando com seus pares. Então há um prejuízo [no isolamento] que pode potencializar algumas patologias nessas crianças, como ansiedade, medo, pânico.”

LOC.: Uma pesquisa da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo mostra que uma em cada quatro crianças e adolescentes apresentam sinais de ansiedade e depressão, após o surgimento do coronavírus e da necessidade de isolamento social.

A psicóloga clínica Muriell Coelho comenta sobre a dificuldade de interação social conhecida como Síndrome de Gaiola.

TEC./SONORA: Muriell Coelho, psicóloga clínica

“A Síndrome da Gaiola é um transtorno que consiste na pessoa ter a possibilidade de interagir e socializar, mas que internamente e emocionalmente ela se sente impedida ou acuada para tal, causando agravamento da situação de isolamento e transtorno psicológico como ansiedade, depressão e a condição também pode impactar no processo de aprendizagem da criança.”

LOC.: A psicóloga orienta aos pais a terem paciência e a legitimarem o que a criança está sentindo, para que dessa forma ela consiga se ressocializar no próprio ritmo.

Reportagem, Paloma Custódio