Pag. Inicial      Anterior      Próxima      Página 2

Role a página para a direita


Organização do Trabalho
Várias pressões impostas pela organização do trabalho dentro da empresa contribuem para o surgimento da LER. As principáis são: procedimentos rigidos do trabalho com pouca autonomia do trabalhador no desenvolvimento de tarefass; postura rígida; ritmos acelerados de trabalho, muitas vezes impostos pelas máquinas, exigindo esforços exagerados; pressão do tempo; tensão entre as chefias e os subordinados; pressão para manter a produtividade; excesso de trabalho e horas extras; ambiente de trabalho inadequado 9mito frio, muito calor, excesso de ruídos, pouca luz, pouco espaço , etc); monotonia e fragmentação do trabalho (cada trabalhador faz apenas uma pequena parte, sem ter visão do conjunto do processoprodutivo); ausência de pausas em tarefas que exigem descansos periódicos, já definidas em normas e leis.

Conteúdo do Trabalho
A execução de traefas monótonas e muito fragmentadas, exigindo gestos repetitivos.

Posto de Trabalho
Neste grupo, tem opapel importante o desconforto causado pelo uso de móveis, ferramentas e instrumentos que exijam esforços e favorecem a manutenção prolongada de posturas inadequadas.







Caixas de supermercados devem ter pausas frequentes durante a jornada de trabalho. A existencia de empacotadores e a compreensão do cliente também ajudam a aliviar a tensão do trabalho.
Linha de Montagem
A LER causa grandes prejuizos para os trtabalhadores e para as empresas. Algumas das atividades que podem ser atingida pela LER são os caixas de banco e de supermercados, digitadores, telefonistas e pessoal de teleatendimento, trabalhadores de linha de montagem e produção e demais atividades que exigem esforços repetitivos e manutenção prolongada de posturas.

Caixa de Supermercado

Condições de trabalho adequadas contribuem para a segurança e a saúde do trabalhador e também par melhorar o trabalho nas empresaas. Os principais fatores de prevenção por parte das empressas são:
Organização do Trabalho
  • Aumentar o grau de liberdade para a realização da tarefa, reduzindo a freagmentação e a repetição.


  • Permitir maior controle do trabalhador sobre seu trabalho


  • Levar em conta que a capacidade produtiva de uma pessoa pode variar, e que essa capacidade é diferente entre um indivíduio e outro.


  • Estabelecer pausas , quando e onde cabíveis, durante a jornada de trabalho, e permitir a livre movimentação sem aumento do ritmo de trabalho ou da carga de trabalho.


Conteúdo do Trabalho
Enriquecer o conteúdo do trabalho , nas tarefas e locais de trabalho, para que a criatividade e a realização profissionais sejam objetivos comuns das empresas e dos trabalhadores.
Postos de Trabalho
  • Os móveis devem permnitir posturas confortáveis, ser adequados às características físicas do trabalhador e à natureza das tarefas, e permitir liberdade de movimentos.


  • Ferramentas e instrumentos de trabalho devem ser adequados ao seu operador.