Dicionário da Pandemia
(Type a title for your page here)
 

→ ISSO TUDO VAI PASSAR! ←


Dicionário e Enciclopédia da Pandemia

Pressione CTRL + F para localizar palavra


Declaração:
Embora o conteúdo desta pagina seja revisado, as informações deste texto não tem garantia de estarem 100% corretas. Ao usar as informações contidas aqui, você deve assumir todos os riscos, por sua própria conta.
Atenção: as informações contidas aqui não substituem a consulta médica. Em suspeita de doença, o médico deve ser consultado.

© Carlos Marangon - 2020
http://areaseg.com/dp




  1. 1440
    número de minutos, contidos em um dia.
    Com efeito, Dia = 24h x 60min/h = 1440 min.
    Assim sendo, um número de óbitos, como atingido pelo Brasil em junho de 2020, que foi próximo ou até superior a 1440, equivale a 1 óbito por minuto.

  2. 19
    número que se refere ao ano de 2019
    No nome Covid-19, refere-se ao ano de 2019, ano da descoberta do vírus.

  3. 1.000.000 (um milhão)
    o Brasil atingiu a cifra de um milhão de infectados, por Covid-19, em 19 de junho de 2020.

  4. 30%
    em muitos estabelecimentos, como por exemplo igrejas e templos, foi determinado que estes poderiam operar com apenas 30% da capacidade.

  5. 50%
    em muitas cidades, foi determinada que esta (50%) deve ser a lotação máxima dos ônibus do transporte coletivo.

  6. 2019-nCoV
    2019 - novel Corona Vírus

  7. Achatar a Curva (flattering the curve)
    conforme a figura abaixo, curva achatada é a visualização gráfica do resultado da diminuição de casos da COVID-19, durante o tempo.
    O gráfico mostara na vertical o número de casos, inicialmente temos a curva alta. Ao serem tomadas medidas de controle,
    o gráfico mostra que foi diminuido o número de casos, ficando assim achatado.
    Isso ignifica que o número de casos fica sob controle e não sobrecarrega o sistema de saúde
    Para achatar a curva são tomadas medidas de controle como o distanciamneto social, uso de mascaras, lockdown, quarentena, etc.

    Gráfico número de casos x tempo


  8. Aglomeração
    grande quantidade de coisas ou pessoas
    Onde ha aglomeração de pessoas há grande possibilidade de alguém estar contaminado com o vírus e passar para os outros.

    Aglomerações devem ser evitadas


  9. Assintomático
    indivíduo quem não apresenta os sintomas, mas que pode estar infectado com o vírus.

  10. Álcool 70
    O álcool 70 (álcool etílico hidratado 70º INPM) é um desinfetante de média eficiência que contém álcool etílico e água (deionizada), ou seja, uma solução aquosa de álcool. A quantidade de álcool pode ser avaliada segundo a fração em volume ou a fração em massa.
    O Grau GL (°GL) é a fração em volume ou percentual em volume (%v) e o Grau INPM é a fração ou percentual em massa ou em peso (%p). Ressalta-se que GL é a sigla de Gay Lussac e INPM é a sigla de Instituto Nacional de Pesos e Medidas. Portanto, o álcool 70 é o nome comercial do álcool 70 °INPM (70% p/p) ou 77 °GL (77% v/v).(Wikipedia)

  11. Até Quando?
    A pergunta que ninguém sabe responder é muito bem explicada nesse vídeo da BBC


  12. Álcool-gel
    é um desinfetante feito de álcool, em forma de líquido de alta densidade (material gelatinoso, gel), geralmente usado para diminuir a quantidade de agentes patogênicos nas mãos. Na maior parte dos contextos clínicos, as formulações à base de álcool são preferíveis à lavagem das mãos com água e sabonete. (Wikipédia)

  13. Anticorpo ou anticorpos
    Os anticorpos (Ac), também conhecidos como imunoglobulinas, abreviado "Ig" são glicoproteínas do tipo gamaglobulina, a fracção de globulinas mais abundante no plasma sanguíneo. Podem encontrar-se em forma solúvel no sangue ou noutros fluídos corporais dos vertebrados, ou podem estar inseridos na membrana plasmática, onde actuam como receptores nos linfócitos B e são empregues pelo sistema imunitário para neutralizar patógenos tais como bactérias patogénicas e viroses. (Wikipedia)

  14. Anel Inteligente
    Em abril de 2020, pesquisadores do Instituto de Neurociências Rockefeller, da Universidade de West Virginia (RNI), nos EUA, desenvolveram um anel com inteligência artificial para tentar prever os sintomas.
    Agora, após um período de testes, a equipe afirma que seu equipamento conseguiu, com 90% de precisão, prever os sintomas da doença até três dias antes de eles se manifestarem. Em junho de 2020, este anel, que detecta a Covid-19, começou a ser utilizado pelos jogadores da NBA.

    Anel Inteligente ou Smart Ring


  15. Anthony Fauci
    Anthony Stephen Fauci é um imunologista estadunidense. Contribuiu de forma substancial na pesquisa da AIDS e outras imunodeficiências, como pesquisador e chefe do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas (National Institute of Allergy and Infectious Diseases - NIAID ).
    Fauci tem participado ativamente em pesquisas da Covid-19, inclusive aparecido publicamente junto com o presidente Trump, bem como fazendo vídeos, conferências, palestras e esclarecimentos.
    É considerado o top expert sobre Covid-19, nos Estados Unidos.

    Anthony Fauci e Donald Trump



  16. Antibiótico (antibiotic, AB)
    é qualquer medicamento capaz de combater uma infecção causada por microorganismos que causam infecções a outro organismo. Não destroem vírus, por isso seu uso não é feito para a Covid-19

  17. Antirretroviral
    Os antirretrovirais (ARV) são fármacos usados para o tratamento de infecções por retrovírus (Retroviridae é uma família de vírus), principalmente o HIV. A terapia altamente eficaz com antirretrovirais é conhecida como TARV.

  18. A Paz (Heal The World)
     
     


  19. Apagão de Dados (data blackout)
    situação em que os dados de um sistema são deficientes e/ou faltam.
    Esta expressão apareceu quando o Governo do Brasil tentou mudar a plataforma de divulgação dos dados da pandemia, em junho de 2020.
    Isso só não ocorreu por interferência da Sociedade e do Congresso Nacional.


  20. Aplicativo
    programa para telefone celular
    Durante a pandemia de 2020, foram desenvolvidos diversos aplicativos para uso e informação do brasileiro.

    Aplicativos de Saúde


  21. Atividade Essencial
    A grosso modo, são as atividades que dão suporte às necessidades básicas da sociedade e do indivíduo. Estas atividades são definidas por lei.
    No Brasil, elas são definidas de acordo com a LEI Nº 7.783, DE 28 DE JUNHO DE 1989
    e o decreto emitido pelo presidente Jair Bolsonaro, durante a pandemia de 2020, a saber o DECRETO Nº 10.329, DE 28 DE ABRIL DE 2020.
    Clique aqui para ver o decreto e a lista das atividades essenciais.

  22. AreaSeg
    É este site, um site brasileiro de Segurança do Trabalho, Ecologia e Meio Ambiente.
    Durante a pandemia de 2020, levou a cabo a produção do Dicionário e Enciclopédia da Pandemia.

  23. Auxílio Emergencial
    ajuda em dinheiro, (3 x de R$ 600,00) dado pelo Governo do Brasil, para o povo, visando amenizar as perdas (desemprego, falta de trabalho, etc) durante a pandemia.

  24. Aulas
    A Educação, em especial, as aulas presenciais foi uma das atividades mais afetadas durante a pandemia. Por causar aglomeração, as aulas presenciais, foram suspensas por meses. Durante a pandemia várias escolas usaram o recurso de aulas virtuais, pela internet. Entretanto, este recurso foi dito ser um tanto injusto, pois nem todo mundo tem acesso a internet.

    Aulas Virtuais


  25. Aulas Virtuais
    tipo de aula, não presencial, em que o o conteúdo é ministrado pela TV e/ou internet.

  26. Barreira de Acrílico
    anteparo de acrílico transparente, geralmente usado em caixas de supermercados, balcões e mesas, para proteger e impedir que as gotículas, que possam conter o coronavírus, atinjam as pessoas.
    Trata-se de um EPC (equipamento de proteção coletiva).

    Barreira de Acrílico


  27. Orientações Básicas
    Trabalho de divulgação da Prefeitura de Curitiba, válido para todos.

  28. Bandeiras Covid-19
    sistema de bandeiras com três cores, adotada pela prefeitura de Curitiba/PR, para definir a situação da pandemia do novo coronavírus no município e, a partir daí, definir possíveis restrições no funcionamento de serviços e empresas.
    As bandeiras são das cores amarela, laranja e vermelha e são atualizadas toda sexta-feira. Seguem-se, então, as orientações da tabela abaixo.

    Tabela de Atividades


    Bandeiras
    • Amarela (nível 1): sinal de alerta constante e demonstra que a situação está fora da normalidade. Nesse estágio, todos os estabelecimentos que estiverem funcionando devem adotar as medidas de precaução anunciadas e orientadas, cumprir todas as orientações do protocolo de responsabilidade sanitária e social.

    • Laranja (nível 2): risco médio de alerta, onde haverá restrições ao funcionamento de serviços e do comércio e áreas que propiciam a aglomeração de pessoas.

    • Vermelha (nível 3): risco alto e de alerta total, havendo restrição à circulação de pessoas, permitindo apenas o funcionamento dos serviços essenciais.


  29. Bella Ciao
    Na Itália, esta música foi a base para uma canção de protesto contra a Primeira Guerra Mundial. Mais tarde a mesma melodia foi usada para a canção que se tornou um símbolo da Resistência Italiana, contra o Fascismo, durante a Segunda Guerra Mundial. A música foi gravada por inúmeros cantores, em diversas línguas.

    Na Itália, de durante a pandemia de 2020, vários moradores do país foram até as janelas e varandas de suas casas para superar esse momento com música, cantando e tocando instrumentos para passar o tempo e amenizar a tristeza do isolamento.

    Novos vídeos, de diversas cidades da Itália, começam a aparecer na internet, mostrando os italianos cantando clássicos como a música de Resistência, Bella Ciao, popularizada novamente, por conta do seriado La Casa de Papel, da Netflix.

    A Bella Ciao tornou-se símbolo de resistência à Covid-19.


  30. Bem Público Global
    é uma política que trata alguns itens ou bens sendo comuns a todo o planeta. Ou seja, nenhum país possui posse sobre tal item.
    É desejo de muitos que as vacinas contra a Covid-19, sejam bem público global, sem direitos autorais e políticos, para benefício de toda a humanidade.
    São exemplos de bens públicos globais, os oceanos e o ar.

  31. Bill Gates
    é um empresário americano, que ficou conhecido por fundar, junto com Paul Allen, a Microsoft, a maior e mais conhecida empresa de software do mundo. Gates ocupa atualmente o cargo de presidente não-executivo da Microsoft, além de ser classificado regularmente como a pessoa mais rica do mundo, posição ocupada por ele de 1995 a 2007, 2009 e de 2014 a 2017. É um dos pioneiros na revolução do computador pessoal.

    Em relação a Covid-19, Bill Gates doou, no primeiro semestre de 2020, 750 milhoes de dólares, financiando a empresa Inovio Pharmaceuticals para o desenvolvimento de uma vacina.

    Bill Gates, agora financiando uma vacina contra a Covid-19


  32. Boris Johnson
    primeiro ministro do Reino Unido, durante o tempo de pandemia.
    Boris foi infectado pelo coronavirus, mas se curou.

    Boris Johnson


  33. Boletim
    breve texto informativo, destinado a circulação interna ou a divulgação pública de determinado assunto.
    Durante a pandemia tornaram-se comuns, em sites e na midia, boletins informativos sobre a situação da pandemia da Covid-19.

  34. Bolsonaro (Jair Messias Bolsonaro)
    presidente do Brasil, durante a pandemia de 2020.
    Em 07 de julho de 2020, testou positivo para a Covid-19.


  35. Breaking News
    termo usado pela CNN International e CNN Brasil, como chamada de uma notícia urgente.
    Durante o tempo da pandemia, inúmeras foram as chmadas de breaking news , em especial quando os dados de atualização de casos de mortes e número de novos casos de Covid-19 eram atualizados.


  36. Cadeira de Rodas
    uma cadeira, geralmente em metal, dotada de rodas, usada para facilitar o transporte de doentes e/ou servir de apoio a portadores de necessidades especiais.
    Durante a pandemia, as cadeiras de rodas são geralmente usadas para mover pacientes da enfermaria para a UTI, entre outros lugares.

    Paciente que deu alta da UTI, sendo aplaudido.


  37. CDC - Centers for Disease Control and Prevention
    O Centro de Controle e Prevenção de Doenças é uma agência do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, sediada no Condado de DeKalb, Geórgia, adjacente ao campus da Emory University e a leste da cidade de Atlanta/GA.
     

    Sede da CDC


  38. Celular 5G Transmite o Vírus
    Isto é fake news e das mais absurdas. Não tem como um aparelho eletrônico transmitir o virus para alguém.
    O que acontece é que se a pessoa compartilhar o celular, e ai não precisa ser 5G, pode ser qualquer um, pode haver contaminação do visor. Recomendado é limpar o visor e o celular, algumas vezes por dia.
    Isso ja virou Teoria da Conspiração.

  39. Caio Coppolla e Luciana Barreto
    jornalistas da CNN Brasil, que contrairam a Covid-19 e se recuperaram.

    Caio Coppolla e Luciana Barreto, da CNN Brasil, recuperados da Covid-19.


  40. Ciclone Bomba em Santa Catarina
    Evento meteorológico ocorrido no estado de Santa Catarina em 30/jun e 01/jul de 2020.
    Com rajadas de vento de até 120 km/h, (furacão catergoria 3) o ciclone deixou 1,5 milhões de pessoas sem energia elétrica. Houve ainda destelhamento de imóveis, queda de árvores e problemas no trânsito.
    Ao menos 25 municípios foram atingidos. A orientação do governo do estado é para que as pessoas fiquem em casa e evitem contato com fiações e estruturas metálicas nas ruas.
    Vale dizer que eventos como este, pioram a situação da pandemia de Covis-19.


  41. CID - Código Identificador de Doença
    é uma ferramenta padrão para diagnosticar epidemiologias, gerenciar a saúde com fins clínicos, incluindo a análise da situação mundial da população, além de monitorar rigorosamente a incidência e a predominância de doenças, entre outros problemas da saúde.
    Para a Covid-19 é CID10 U07.1

  42. Ciclone Amphan
    Evento paralelo, ocorrido na India e Bangladesh, durante a pandemia.
    Este ciclone teve a força equivalente à de um furacão categoria 4.

  43. Coronavirus Free
    local livre do coronavirus.

  44. Corona Virus ou Coronavirus ou Novo Coronavirus (SARS-CoV2)
    é o nome dado ao vírus que causa a COVID-19. Ele é transmitido principalmente por meio de gotículas geradas quando uma pessoa infectada tosse, espirra ou exala.
    Essas gotículas são muito pesadas para permanecerem no ar e são rapidamente depositadas em pisos ou superfícies.

    Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937.
    No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
    DIz-se também novo coronavirus, pois é o mais novo, (descoberto em 31/12/2019) em relação aos outros coronavirus existentes, como o SARS-CoV (2002) e o MERS-CoV (2012), entre outros .

    Mais informações em https://pt.wikipedia.org/wiki/Coronavirus

    O novo coronavirus, foto real
    obtida com microscópio eletrônico


  45. Outros Coronavirus

    O coronavirus não apareceu agora, ele jé é conhecido há muito tempo. Há diversos tipos deste virus. Veja a tabela abaixo.

    Tipos de Coronavirus
    Nome do
    Coronavírus
    Ano da DescobertaOrigem EvolutivaDoença
    que causa
    HCoV-229E1960 O coronavírus humano 229E divergiu do coronavírus da alpaca antes de 1960.Resfriado comum.
    SARS-CoV 2002O coronavírus humano SARS divergiu do coronavírus de morcego em 1986.Doença SARS.
    HCoV-OC432004 O coronavírus humano OC43 divergiu do coronavírus bovino em 1890. Resfriado comum.
    HCoV-NL632004O coronavírus humano NL63 divergiu do coronavírus de morcego há 822 anos atrás (aproximadamente no ano 1100 d.C.).Resfriado comum.
    HCoV-HKU12005 O coronavírus humano HKU1 divergiu do coronavírus de morcego.Resfriado comum.
    MERS-CoV2012 O coronavírus humano MERS divergiu do coronavírus de morcego antes dos anos 1990 e transmitido aos humanos pelos camelos.Doença MERS.
    SARS-COV22019 1 - Estudos publicados em 22 de janeiro de 2020 sugeriram que o SARS-CoV-2 tenha divergido do coronavírus de cobras. Porém, posteriormente cientistas questionaram a possível origem e novas investigações continuaram sendo feitas.

    2 - Estudos publicados em 30 de janeiro de 2020 sugeriram que o vírus tenha divergido da versão que parasita morcegos e transmitido aos humanos por um animal ainda desconhecido. Estudos posteriores indicaram que o vírus tenha divergido da versão que parasita pangolins por possuir material genético 99% igual ao do vírus encontrado neste animal.

    3 - Estudos publicados em 14 de maio de 2020 trazem que embora o vírus do pangolim esteja geneticamente relacionado ao SARS-CoV-2, bem como a um grupo de coronavírus de morcego, os dados obtidos nas análises moleculares e filogenéticas não suportam que o vírus tenha surgido deste animal.
    COVID-19
    (fonte: Wikipedia)

  46. Colapso
    situação em que um sistema não consegue mais atender o que lhe é solicitado.
    Por exemplo, colapso do sistema de saude. O sistema chegou ao seu limite, não podendo mais atender novos casos.

  47. Coronavoucher
    Voucher é vale ou cheque que assegura um crédito para futuras despesas com mercadorias ou serviços.
    Em se tratando de pandemia, coronavoucher é o auxílio emergencial.
    O auxílio emergencial, é um benefício instituído no Brasil pela Lei de no 13.982/2020 que prevê o repasse de 600 reais mensais a trabalhadores informais e de baixa renda, microempreendedores individuais e também contribuintes individuais do Instituto Nacional do Seguro Social.

  48. Comorbidade (ou Doença Paralela)
    doença que o paciente já possui e que agrava o quadro clínico.

  49. COVID-19
    Corona Viirus Desease - 2019
    substantivo feminino, portanto A COVID-19 e não o COVID-19 -
    Doença causada pelo corona virus tipo SARS-CoV2. A COVID-19 se tornou pandemia no planeta no início do ano de 2020, causando milhares de mortes e severos danos à Economia.

    Do site do Ministério da Saúde do Brasil temos a seguinte informação:
    COVID-19 é uma doença causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, que apresenta um quadro clínico que varia de infecções assintomáticas a quadros respiratórios graves. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a maioria dos pacientes com COVID-19 (cerca de 80%) podem ser assintomáticos e cerca de 20% dos casos podem requerer atendimento hospitalar por apresentarem dificuldade respiratória e desses casos aproximadamente 5% podem necessitar de suporte para o tratamento de insuficiência respiratória (suporte ventilatório).

  50. COVID 2020
    forma como alguns chamam a Covid-19, referindo-se a pandemia do ano de 2020.
    Trata-se de uma metáfora. O nome correto é Covid-19.

  51. Covid-19 Tribute
    vídeo que apresenta diveros artistas (Justrin Bieber, Barbara Straisand, Celine DIon, etc) cantando We Are The World.


  52. Covideiro
    lugar, em geral UTI ou enfermaria, onde se encontram vários pacientes de Covid-19.

  53. Covidofobia (covidfobia ou covidefobia)
    medo exagerado e/ou preconceito contra pessoas com Covid-19.

  54. Covid's Time
    termo, em Inglês, que definia o tempo em que existia a pandemia de Covid-19.

  55. Covidão
    suposta propina e/ou dinheiro de fraude, geralmente devido a compras superfaturadas, pago a alguns, com o dinheiro destinado ao combate à Covid-19.
    Este termo tem influência do termo "mensalão", usado para definir dinheiro corrupto pago a alguns, há alguns anos.
    Há quem diga que o Covidão é o mais novo caixa 2 dos poilíticos corruptos.


  56. Confirmados (casos)
    o número de casos confirmados de COVID-19, em determinada época e local.

  57. Conjuntivite
    processo inflamatório da membrana transparente (conjuntiva) que recobre toda a região branca do olho e a superfície interna das pálpebras. As principais causas podem ser: Conjuntivite Infecciosa: é transmitida, mais freqüentemente, por vírus ou bactérias e pode ser contagiosa. A conjuntivite pode ser bacteriana, viral ou alérgica. É um dos sintomas, ditos, menos comuns, da Covid-19.


  58. Consórcio de Veículos da Imprensa
    Associação de vários veículos da imprensa basileira, a saber, O Estado de São Paulo (Estadão), Folha de São Paulo (Folha), Universo On Line (UOL), G1, O Globo e Extra, feita em junho de 2020, para divulgar dados sobre a pandemia. O consórcio tem por objetivo divulgar dados claros, transparentes e confiáveis. O consórcio foi formado depois que o governo ameaçou mascarar os dados da pandemia no Brasil.

  59. Crise Política
    situação paralela à pandemia, que acontece no Brasil, devido a má administração pública, corrupção, briga entre poderes, troca de ministros, recessão, etc

  60. Curva Epidêmica
    gráfico matemático, usado para se referir o número de infectados, vítimas, recuperados, etc, em relação ao tempo.

    Curva Epidêmica


  61. Curva de Probabilidade ou Curva de Gauss ou Curva Normal
    o gráfico matemático usado em probabilidades para modelar fenômenos naturais, etc.
    A distribuição normal é ligada a vários conceitos matemáticos como movimento browniano, ruído branco, entre outros. A distribuição normal também é chamada distribuição gaussiana, distribuição de Gauss ou distribuição de Laplace–Gauss, em referência aos matemáticos, físicos e astrônomos francês Pierre–Simon Laplace (1749 – 1827) e alemão Carl Friedrich Gauss (1777 – 1855).

    Curva de Probabilidades, de Gauss


  62. Curitiba-Paraná
    Curitiba é a cidade onde eu, autor deste dicionário, moro. É capital do estado do Paraná, Brasil.
    Inicialmente provida de bons índices em relação a Covid-19, em meados de junho de 2020 a pandemia se agravou na cidade e no estado.
    O governo e a prefeitura tiveram que adotar medidas rígidas, como restrição de funcionamento do comercio, bares, igrejas etc.

    Governador do Paraná, Ratinho Jr. e o Prefeito de Curitiba, Rafael Greca


  63. Cloroquina (e hidroxicloroquina)
    é um medicamento usado no tratamento e profilaxia de malária em regiões onde a malária é susceptível ao seu efeito. Em alguns tipos de malária, estirpes resistentes e casos complicados geralmente é necessário administrar outros medicamentos. (Wikipédia)
    Inúmeros testes afirmam ser ineficiente contra a COVID-19. Fórmula: C18H26ClN3

  64. Comparativo Entre Doenças

    Comparativo entre Doenças

    Fonte: http://saude.gov.br

  65. Meios de Contenção
    são métodos usados para conter a propagação da doença.
    Entre os meios de contenção podemos citar, uso de máscara, ficar em casa, distanciamento social, etc.

  66. Distanciamento social
    são medidas que buscam restringir o convívio social de foma a evitar a propagação de uma determinada doença.
    (https://www.biologianet.com/curiosidades-biologia/distanciamento-social.htm)

  67. Daniel
    Daniel é um dos cantores que se manifestou contra a Covid-19.


  68. Daniel Azulay
    foi um artista plástico, escritor, educador com vasta e diversificada atuação na Imprensa e na TV como desenhista, compositor e autor de livros infantojuvenis e videogames interativos. Morreu em 27 de março de 2020 após ficar internado por duas semanas, em tratamento contra a leucemia. Teria contraído Covid-19, em ambiente hospitalar e desenvolveu um quadro clínico que o levou a morte.


  69. Decúbito Dorsal
    posição em que o paciente fica deitado com o dorso para baixo (barriga pra cima).

  70. Decúbito Lateral (Deúbito Lateral Esquerdo e Decúbito Lateral Direito)
    posição em que o paciente fica deitado de lado, esquerdo ou direito.


  71. Decúbito Ventral
    posição em que o paciente fica deitado com a barriga pra baixo.
    Esta posição é muitas vezes adotada no tratamento da Covid-19, visando facilitar a respiração.


  72. Depressão
    Distúrbio mental caracterizado por depressão persistente ou perda de interesse em atividades, prejudicando significativamente o dia a dia.
    Durante o tempo da pandemia, o número de depressivos no Brasil aumentou consideravelmente devido a falências, confinamento, etc.

  73. Decreto
    é uma ordem emanada de uma autoridade superior ou órgão que determina o cumprimento de uma resolução.
    Durante o tempo da pandemia, muitas ordens como lockdown, relaxamento, etc, foram feitas por decretos.
    Também durante este tempo, os decretos municipais se soprepunham aos decretos estaduais, isto é, o decreto municipal, vale mais que o estadual, podendo inclusive, vigorar, impedindo que o decreto estadual vigore.

  74. Dermatite
    problema e/ou doença de pele. Durante a pandemia, é comum aparecer problema de descamação da pele, especialmente nas mãos,
    devido ao uso exagerado de alcool gel, sabonete e sabão. Também há quem tem problema de pele nas orelhas, devido ao atrito do cordão das máscaras.

    Dermatite (de contato)


  75. Dexametasona
    é um medicamento corticosteroide usado no tratamento de diversas doenças, entre as quais reumatismo, várias doenças da peles, alergias graves, asma, doença pulmonar obstrutiva crónica, crupe, edema cerebral, dor pós-cirúrgica e, em combinação com antibióticos, tuberculose.

    Dexametasona
    Pesquisadores britânicos afirmam que encontraram a primeira droga (a DOXAMETAZONA) que, comprovadamente, reduz a incidência de mortes pela covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. De acordo com cientistas da Universidade de Oxford, em resultados apresentados hoje, houve redução de um terço das mortes em pacientes que precisavam de tratamento com oxigênio e receberam o corticoide dexametasona. A droga, que tem efeito anti-inflamatório é de baixo custo, e o Ministério da Saúde do Reino Unido confirmou que vai inclui-lo no tratamento da covid-19. A OMS ainda não se pronunciou.
    Fonte: UOL, em 17 de junho de 2020


    Veja mais em:
    https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2020/06/16/esteroide-dexametasona-reduz-mortes-por-covid-19-diz-pesquisa-de-oxford.htm?cmpid=copiaecola



  76. Dois metros (2m)
    distância mínima recomendada, entre pessoas, para evitar o contágio.

  77. Doença pré-existente
    doença que o paciente possui, antes de contrair uma nova doença.


  78. Doença Paralela ou Comorbidade
    doença que o paciente já possui e que agrava o quadro clínico.

  79. Domínio Público (public domain)
    diz-se, em geral, do software que não tem direitos autorais, mas por extensão, refere-se a qualquer propriedade intelectual que é livre, sem ter direitos autorais pertencentes a determinada pessoa ou empresa.
    O presidente da China, Xi Jinping, anunciou em 18 de junho de 2020, que qualquer vacina desenvolvida na China será de domínio publico, ou em outras palavras, será um bem público global.

    Símbolo, de reconhecimento legal,
    utilizado para indicar que uma obra
    está no domínio público.


  80. Drauzio Varela
    Antônio Drauzio Varella é um médico oncologista, cientista e escritor brasileiro.
    Formado pela Universidade de São Paulo, é conhecido por popularizar a informação médica no Brasil, através de aparições em programas de rádio, TV e pela Internet, com um site e canal no Youtube.


  81. Drive In
    O drive-in é um local de serviços, que para obtê-los o cliente não precisa sair do carro. O cliente, geralmente, estaciona o carro.

  82. Drive Thru
    é um serviço de vendas de produtos, normalmente alimentos fast food, que permite ao cliente comprar o produto sem sair do carro. O cliente, geralmente, pára temporaiamente o carro.
    O serviço drive thru também é adotado por empresas de outros ramos de atividade, por exemplo, bancos, farmácias e outros.

  83. Eduardo Pazuello
    Eduardo Pazuello (Rio de Janeiro) é um general de divisão do Exército Brasileiro e político brasileiro, atualmente ministro da Saúde interino do Brasil
    Assumiu, interinamente, o ministério da saúde após a saída de Nelson Teich, em 15 de maio de 2020, durante a pandemia de COVID-19 no Brasil.
    Em junho de 2020, Pazuello foi nomeado Ministro da Saúde interino e exonerado do cargo de secretário-executivo do ministério, que ocupava anteriormente.

    Eduardo Pazuello


  84. Efeito Fim de Semana ou represamento (weekend effect)
    a diminuição que ocorre na altura dos gráficos de mortes e/ou numero de novos casos de covid-19, durante os dias de sábado e domingo.
    Trata-se de um erro de precisão nas estatísticas e coleta de dados e deve-se, em parte, à subnotificação e à demora na atualização dos dados.

    Efeito Fim de Semana


  85. Efeito Colateral
    denomina-se efeito colateral como um efeito diferente daquele considerado como principal por um fármaco.

  86. Efeito Adverso
    denominação dos efeitos colaterais indesejados.

  87. Epicentro
    a rigor epicentro é um termo utilizado para abalos sismicos e terremotos, que seria o ponto da superfície da Terra onde primeiramente chega a onda sísmica.
    Por extensão, também está sendo usado para a pandemia da COVID-19 e nada mais é que o centro de origem de onde ocorre a epidemia e onde ela é mais forte.

  88. Empate Técnico (Virtual Tie)
    Empate Técnico é uma situação estatística em que os valores são muito próximos e se aproximam da igualdade, por se considerar a tolerância.

    Exemplo:
    A pesquisa feita pela AreSeg (na verdade uma pesquisa fictícia e somente válida para ilustrar este problema) constatou que o número de pessoas com mácara no bairro "A" é de 3.400 e no bairro "B" é de 3420. Considerando-se que a margem de erro da pesquisa é de 3%, para mais e para menos, temos:

    Gráfico



  89. Epidemia
    é o aumento anormal do número de pessoas contaminadas por uma doença, numa região determinada, num país, mas lilitada territorialmente.

  90. Epidemiologia
    é o ramo da medicina que estuda os diferentes fatores que intervêm na difusão e propagação de doenças, sua frequência, seu modo de distribuição, sua evolução e a colocação dos meios necessários a sua prevenção.

  91. Epi Curve
    Curva epidemiológica, ou seja, um diagrama usado em epidemiologia para visualizar a evolução do surto de uma doença.
    É o gráfico matemático da epidemia.

    Epi Curve ou Curva Epidemiológica ou Curva Epidêmica


  92. Estado de Emergência
    situação crítica que pode ser decretada por um governo podento este suspender e/ou mudar algumas das funções do executivo, do legislativo ou do judiciário enquanto o país estiver neste estado excepcional, alertando ao mesmo tempo seus cidadãos para que ajustem seu comportamento de acordo com a nova situação, além de comandar às agências governamentais a implementação de planos de emergência. (wikipedia)

  93. Estigma (em Portugal) ou Preconceito (no Brasil) (prejudice, em Inglês)
    O estigma refere-se à discriminação em relação a um grupo de pessoas, um lugar ou uma nação.
    Este está associado à falta de conhecimento sobre o modo de transmissão da COVID-19, à necessidade de atribuir culpa, ao medo da doença e da possível morte e aos boatos e mitos disseminados.
    Foi veiculado durante o mês de julho de 2020, que médicos e outros profissionais de saúde, que atuam na linha de frente, contra a Covid-19, estariam sendo vítimas de preconceito, em seus condomínios, onde moram. O estigma provoca sofrimento, aumentando o medo ou a raiva em relação a pessoas comuns, em vez de haver um foco na doença que está a causar o problema.

  94. Entrada Não Permitida em um País
    a não permissão de entrada, quer seja por avião ou outra forma, é uma política de restrição de entrada de pessoas, em determinado país, para evitar a contaminação de COVID-19.
    Os EUA e a União Européia tem aplicado estas restrições.

  95. Estrutura do Coronavirus (Sars Cov-2)

    Estrutura do Coronqvirus Sars Cov-2


  96. Expansão para o Interior
    fenomeno que ocorre em virtude de o coronavirus se propagar para o interior do Brasil.
    Tendo chegado inicialmente às capitais, com o tempo, se expandiu para o interior, onde o sistema de saúde é mais frágil.

  97. Emoticons
    icones, geralmente usados em telefone celular. Servem para incrementar uma conversa e/ou texto.
    Durante a pandemia apareceram novos emoticons, como os da figura abaixo.

    Novos emoticons, que apareceram durante a pandemia


  98. Fadiga
    Fadiga é o nome que se dá a um sintoma que está caracterizado pela sensação de desgaste, cansaço e falta de energia.

  99. Falso Positivo
    erro no resultado de um exame, que acusa como positivo, sendo que na verdade é negativo.
    Deve ser, então feito outro teste, de confirmação.

  100. Falso Negativo
    erro no resultado de um exame, que acusa como negativo, sendo que na verdade é positivo.
    Deve ser, então feito outro teste, de confirmação.

  101. Fake News
    Notícia falsa, geralmente divulgada em redes sociais e na internet.
    Visa desinformar e criar confusão, além de provocar spam.

  102. Filas (queue)
    uma sequência de pessoas alinhadas uma atrás da outra. Durante a pandemia foi exigido que se mantivesse a distância de 2 metros, entre as pessoas, nas filas, além do uso de máscara.
    Sendo comum em supermercados, consultas médicas e bancos, as filas facilmente causam aglomeração, difundindo o coronavirus.

    Fila


  103. Fique em Casa (stay home)
    frase usada, em redes sociais, rádio, TV etc, para pedir à população para manter o confinameto domiciliar, a fim de impedir a proliferação do contágio do coronavirus.
     
    Fique em Casa


  104. Flexibilização
    a permissão de retorno às atividades (ditas normais) de uma cidade e/ou estrado durante o tempo da pandemia.

  105. Fases de Produção de uma Vacina

    Fase Laboratorial ou Experimental - nesta fase são analizadas dezenas e até centenas de moléculas para produção do produto.

    Fase pré-clinica ou não clínica - a vacina é testada em animais.

    Fase Clínica - a vacina é testada em seres humanos.
    A Fase Clínica divide-se em 3 subfases:
    • Fase 1- visa testar a segurança do produto. Os testes são feitos em algumas dezenas de pessoas voluntárias.
    • Fase 2 - visa testar mais apuradamente a segurança e e eficácia do produto. O número de testes pode chegar a centenas.
    • Fase 3 - visa testar a segurança e a eficacá do produto, em maior escala. O número de testes, em seres humanos, pode chegar a milhares.


  106. Empresas Farmacêuticas
    Empresas que estão desenvolvendo vacinas contra a COVID-19.

    Dez pesquisas já estão em fase de testes no momento, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), e outras 114 continuam sendo desenvolvidas. (junho/2020)
    Eis algumas:
    • Moderna (Estados Unidos)
    • Pfizer (Estados Unidos)
    • Universidade de Oxford (Reino Unido)
    • Instituto de Biotecnologia de Pequim (China)
    • Vaxart (Estados Unidos)
    • Novavax (Estados Unidos)
    • Johnson & Johnson (Estados Unidos)
    • Inovio Pharmaceuticals(Estados Unidos)
    • Imperial College London (Reino Unido)

    Fonte: CNN Brasil (https://www.cnnbrasil.com.br/saude/2020/05/27/vacina-da-covid-19-conheca-a-situacao-das-maiores-pesquisas)

  107. Febre
    Febre é a elevação da temperatura do corpo em valores acima dos considerados normais para o indivíduo, ou seja: acima de 37,5oC.
    Ela é um sintoma de que o sistema imunológico está trabalhando para combater alguma agressão.

  108. Formas de Transmissão
    A transmissão da covid-19 acontece de uma pessoa doente para outra
    ou por contato próximo por meio de:
    • Toque do aperto de mão
    • Gotículas de saliva
    • Espirro
    • Tosse
    • Catarro
    • Objetos ou superfícies contaminadas, como celulares, mesas,
      maçanetas, brinquedos, teclados de computador etc.


  109. Fotos de Durante a Pandemia/Quarentena/Lockdown


  110. Fraudes na Área da Saúde
    é o que fazem vários políticos, entre outros, em vários estados. Há gente tentando - e conseguindo - se aproveitar do auxílio emergencial. Gente rica e empresários, que não precisam estão recebendo o benefício.
    Há também compras superfaturadas de equipamento e caixa dois. As fraudes são as mais impensáveis e existem sim, senhor.

    Fraudes atingem a todos


  111. Fundação Osvaldo Cruz
    é uma instituição de pesquisa e desenvolvimento em ciências biológicas localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.
    Criada em 1900, pelo renomado sanitarista Oswaldo Cruz, é a mais importante instituição de ciência e tecnologia em saúde da América Latina, sendo referência em pesquisas na área da saúde pública.

    Prédio da Fiocruz


  112. Futebol
    é um esporte de equipe jogado entre dois times de 11 jogadores cada um e um árbitro que se ocupa da correta aplicação das normas.
    Durante a pandemia, o futebol, e o acesso aos estádios foi proibido, por causar aglomeração. Muitos clubes de futebol começaram a voltar as atividades, como treinos e jogos, depois de vários meses parados.
    Os campeonatos foram reestruturados, de forma a permitir jogos sem a presença da torcida.

    Futebol Durante a Pandemia


  113. George Floyd
    homem negro norte-americano, assassinado brutalmente por asfixia, em 25 de maio de 2020, por um policial branco, em Mineapolis, estado de Minessota, EUA.

    O assassinato de George Floyd gerou revolta social e uma onda de protestos antirracistas e contra a violência policial, primeiro em Minneapolis, depois por diversos outros estados e cidades do país, e pelo mundo. As manifestações e protestos foram inicialmente pacíficos, mas depois se dividiram.

    O assassinato de Floyd causou manifestações por vários dias nos EUA e no resto do mundo, inclusive no Brasil. Isso causou aglomeração, aumentando o contágio da COVID-19 e consequente aumento do número de casos.

    O drama de George Floyd


  114. Gel Desinfetante
    Um gel desinfetante é um líquido geralmente usado para diminuir a quantidade de agentes patogénicos nas mãos. Na maior parte dos contextos clínicos, as formulações à base de álcool são preferíveis em vez de se lavar as mãos com água e sabonete. São geralmente mais eficazes a matar microorganismos e melhor toleradas do que água e sabonete. (wikipedia)

  115. Global
    termo que se refere ao planeta Terra como um todo.
    Durante o tempo da pandemia eram listados em uma tabela os países com estatísticas da Covid-19. Ao referir-se ao total de casos no mundo usava-se o termo global.

    Destacado em vermelho, o termo, Global

    Fonte: News Google

  116. Glóbulos Brancos
    Os leucócitos, também conhecidos por glóbulos brancos, são um grupo de células diferenciadas a partir de células-tronco multipotentes, oriundas da medula óssea e presentes no sangue, linfa, órgãos linfoides e vários tecidos conjuntivos. Os leucócitos são células nucleadas, o que os diferencia dos glóbulos vermelhos (hemácia ou eritrócito) e plaquetas (trombócitos), que também são diferenciados a partir das células tronco já citadas e, junto com os leucócitos, integram os chamados elementos figurados do sangue. Um adulto normal possui entre 3.800 e 9.800 mil leucócitos por microlitro (milímetro cúbico) de sangue. (Wikipedia)

  117. Gripe Espanhola (Spanish Flu)
    também conhecida como gripe de 1918, foi uma vasta e mortal pandemia do vírus influenza. De janeiro de 1918 a dezembro de 1920, infectou uma estimativa de 500 milhões de pessoas, cerca de um quarto da população mundial na época. Estima-se que o número de mortos esteja entre 17 milhões e 50 milhões, e possivelmente até 100 milhões de pessoas, tornando-a uma das epidemias mais mortais da história da humanidade. A gripe espanhola foi a primeira de duas pandemias causadas pelo influenzavirus H1N1, sendo a segunda ocorrida em 2009. (Wikipedia)
    No Brasil estima-se que tenha matado de 35 mil a 300 mil pessoas.
    Embora tenha acontecido há mais de 100 anos a pandemia de Gripe Espanhola, assemelha-se muito à pandemia de Covid-19.

    Soldados de Fort Riley, Kansas, doentes de Gripe Espanhola, sendo
    tratados em uma enfermaria de Camp Funston.


  118. Grupo de Risco
    grupo de pessoas com características comuns que tem mais risco de ter complicações com determinada doença.
    Para a Covid-19 inclui diabéticos, fumantes, hipertensos, cardiopatas, obesos e idosos, entre outros.
    Fonte: Prefeitura de Curitiba

  119. Heal The World
    música de Michael Jackson que se tornou novamete sucesso, durante a pandemia


  120. Hipoclorito de Sódio (sodium hypochlorite)
    é um composto químico com fórmula NaClO. Trata-se de uma solução diluída de hipoclorito de sódio. É usada frequentemente como desinfetante e como agente alvejante.


  121. Hoax
    em Português seria algo como, boato falso, embuste, enganação.
    O hoax é uma tentativa de enganar um grupo de pessoas, fazendo-as acreditar que algo falso é real.
    Quem faz o hoax tem como objetivo propagar boatos pela internet de forma que a informação distorcida chegue ao maior número possível de indivíduos.
    Em relação a Covid-19, há alguns hoax, acompanhados de fake news.

  122. Hospital de campanha (Field Hospital)
    um hospital de campanha é unidade médica ou mini-hospital, geralmente feito de lona plastica e que pode ser instalado rapidamente em um terreno vago. Este é equipado com UTIs, enfermarias, etc. e cuida das vítimas no local. O hospital de campanha visa desafogar o sistema de saúde, proporcionando leitos para o tratamento da doença.

    Hospital de Campanha do Paecambu- São Paulo, capital


  123. Home Care
    Situação em que o paciente recebe cuidados médicos em casa.
    Trata-se, portanto, de uma internação domiciliar; é a continuidade do tratamento hospitalar que passará a ser realizado na residência do paciente.

  124. Hospital de Retaguarda (Rear Hospital)
    O hospital de retaguarda surgiu como uma nova opção de atendimento pós-hospitalar, que visa dar continuidade ao tratamento iniciado no hospital, e ao mesmo tempo diminuir o alto risco de infecção a que o paciente fica submetido em uma internação hospitalar prolongada.

  125. Hunan ou Huanan
    localidade da provicia de Hubei, proximo a Wuhan, onde o mercado de frutos do mar apresentou os primeiros casos da COvid-19, sendo considerado o ponto zero da pandemia da Covid-19.

    Mapa mostrando Hunan e Wuhan


  126. Imigrntes Ilegais
    Em geral são pessoas que partem de seu país natal, para ir morar em outro, buscando melhores condições de vida.
    Durante a pandemia de 2020, estes, tem sido problema nos EUA e Europa, tanto para os países onde estão, como para si mesmos.
    Estando em estado precário de condições sociais, sem emprego, sem alimento, morando mal, etc, o imigrante, além de ser procurado pela imigração do país, não tem atendimento médico e nenhum outro benefício.
    Os "ilegais", geralmente tem medo de ir a hospitais, procurar tratamento, pois sabem que podem ser identificados pelo serviço de imigração, podendo serem deportados e até presos.
    Caso seja infectado pela Covid-19, está sujeito à própria sorte.

    Imigrantes ilegais, nos EUA

  127. Instituto Coalizão Saúde - ICOS
    O Instituto Coalizão Saúde é formado por representantes da cadeia produtiva do setor de saúde e pretende contribuir, de forma propositiva e pluralista, para o debate e a busca de novos avanços em saúde, em resposta às demandas da população e às necessidades do país.
    O ICOS, em parceria com o Governo de São Paulo, leva a cabo fazer testes em massa, em empresas, para detecção da Covid-19.


  128. I'm Standing With You
    é um musical em que vários artistas internacionais cantam. Visa arrecadar fundos de Resposta Solidária, no combte, à Covid-19.


  129. Imperial College London (Faculdade Imperial de Londres)
    O Imperial College of Science, Technology and Medicine, ou simplesmente Imperial College London, é uma instituição britânica com o campus principal em Londres, com um foco em ciência, engenharia e medicina, integrado a Tanaka Business School e um departamento de humanidades.
    Em 2020, durante a pandemia da Covid-19, também dedicou-se a desenvolvimento de vacina.

    Imperial College London


  130. Ivermectina
    é um fármaco usado no tratamento de vários tipos de infestações por parasitas. Entre elas estão a infestação por piolhos, sarna, oncocercose, estrongiloidíase, tricuríase, ascaridíase e filaríase linfática. Em infestações externas, pode ser administrada por via oral ou aplicada na pele. (Wikipédia)
    Há estudos do uso da Ivermectina, contra a Covid-19.
    Fórmula: C47H72O14

    Ivermectina


  131. Ivete Sabgalo
    Ivete Sangalo foi uma das artistas que se manifestou contra a Covid-19.
    Também doou 1000 camas box e 5000 rouparias ao sistema de saúde.


  132. Povos Indígenas
    são povos de diversas comunidades e etnias de índios. Durante a pandemia da Covid-19, os povos indígenas foram, muitas vezes, contaminados por homens brancos, as vezes mesmo pela equipe médica, que adentravam suas comunidades.
    Em junho de 2020 a taxa de mortalidade entre os indígenas era de 9,2%.
    "Toda essa destruição não é nossa marca, é a pegada dos brancos, o rastro de vocês na terra" (Davi Kopenawa Yanomami)

  133. Imunidade de Rebalho ou Efeito Rebanho ou Imunidade de Grupo
    Herd immunity, herd effect, social immunity

    é o que ocorre quando uma grande parte da população se torna imune a uma determinada doença e o virus deixa de circular nessa população, não tendo assim efeito sobre os quem não são imunes. Fonte: site do Instituto Butantan

    No site do Instituto Butantan, temos o seguinte ponto:
    No mundo de hoje, depois do coronavírus, a expressão (Imunidade de Rebalho) se refere a uma interrogação: que percentagem de uma população precisa ter contraído o SARS-COV-2 (e estar presumivelmente imunizado) para que mesmo quem não teve a doença deixe de correr risco de se infectar?
    Não há dados para responder a essa pergunta, mas há pesquisadores que estimam o número entre 60 e 80%. Quer dizer: quando essa quantidade de pessoas já tiver contraído a doença e adquirido imunidade, o virus não circula mais e a doença desaparece.

    Um exemplo clássico de vacina que produz imunidade de rebanho, quando 95% de uma população a recebeu, é a a vacina contra o sarampo. Com 95% das pessoas imunizadas, o vírus não circula mais, a doença desaparece e quem não pode tomar a vacina fica protegido.

    Fonte: http://coronavirus.butantan.gov.br/ultimas-noticias/o-que-e-imunidade-de-rebanho


  134. Situação das Igrejas
    No Brasil a situação das igrejas, tanto evangélicas, como católicas, foi de se manter fechada durante os 2 primeiros meses da pandemia. Depois disso. começaram a reabrir paulatinamente, restringindo o acesso a 30% de sua capacidade.
    Houve restrição a pessoas com mais de 60 anos, que foram orientadas a evitar cultos e missas. As igrejas foram orientadas a colocar limitadores de espaço nos bancos e cadeiras, de modo a manter a distância de 2 metros entre as pessoas. Também não podiam deixar entrar no recinto pessoas sem máscara. Durante o tempo da pandemia, as igrejas tem usado bastante as redes sociais e a televisão para transmitir missas e cultos.

    Igrejas com restrição de acesso.
    Fotos colocadas para representar o povo, em transmissão por TV.


  135. Imunidade Cruzada (Cross Immunity)
    é o que ocorre quando o corpo humano já teve contato com outros tipos de coronavirus e desenvolveu imunidade a estes. Esta imunidade também pode ter efeito sobre o virus da covid-19.

  136. Incidência (incidence)
    refere-se ao número de indivíduos que desenvolveram uma doença, como a Covid-19, durante um dado período de tempo.
    Por exemplo, em junho de 2020, a incidência de casos de Covid-19, no Brasil, era de aproximadamente, 1 milhão de casos.
    Também é dado em numero de casos por 100 mil pessoas.
    Em 5 de julho de 2020 am incidência de Covid-19 no Brasil era de 750 casos por 100 mil pessoas.

    Para converter a incidência para incidência por 100 mil habitantes, faz-se uma regra de três.

    1 milhão de casos ------> 210 milhões de hab
    x----------------> 100 mil hab

    x = 476 casos/100 mil hab

  137. Instituto Butantan (com "an" e não "ã")
    (O nome do bairro, entretanto é grafado, Butantã)

    O Instituto Butantan é um destacado centro de pesquisa biológica localizado no bairro do Butantã, na zona oeste da cidade de São Paulo, adjacente ao campus Cidade Universitária da Universidade de São Paulo.
    O Instituto é uma instituição pública ligada à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo desde sua fundação.
    Este instituto ficou celebre por desenvolver e produzir soros antiofídicos, bem como soros contra envenenamento por picadas de serpentes, aranhas e escorpiões. Também tem tradição em desenvolvimento de vacinas, sendo consideradeo o quarto maior produtor de vacinas do mundo

    Prédio do Instituto Butantan


  138. Infecção
    Infecção é a invasão de tecidos corporais de um organismo hospedeiro por parte de organismos capazes de provocar doenças; a multiplicação destes organismos; e a reação dos tecidos do hospedeiro a estes organismos e às toxinas por eles produzidas. (WIkipedia)

  139. Isolamento Social
    O isolamento social é o ato de separar um indivíduo ou um grupo do convívio com o restante da sociedade.
    (https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/isolamento-social.htm)

  140. Isolamento vertical e isolamento horizontal
    são dois tipos de distanciamento social que podem ser adotados diante, por exemplo, de uma pandemia. No isolamento vertical, há o isolamento de apenas um grupo de pessoas; no isolamento horizontal, não há a seleção de grupos específicos.
    (https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/isolamento-social.htm)

  141. Inicio da Pandemia no Brasil
    Ocorreu em 26 de fevereiro de 2020
    Nesta data foi confirmado primeiro caso de coronavírus no Brasil. O paciente é um homem de 61 anos que viajou à Itália, e deu entrada no Hospital Albert Einstein,(São Paulo, capital) no dia anterior.
    Fonte:https://www.sanarmed.com/linha-do-tempo-do-coronavirus-no-brasil

  142. Janela Imunológica
    é a expressão usada para designar o período que um organismo leva, a partir de uma infecção, para produzir anticorpos que possam ser detectados por exames de sangue. A janela imunológica varia de acordo com o tipo de infecção e sensibilidade do teste utilizado para detectá-la. O problema associado a isso é o fato de que um exame realizado durante a janela imunológica pode apresentar um falso negativo, levando o paciente a crer que não está infectado. A forma correta de lidar com isso é refazendo o exame após o período determinado pela janela imunológica. (Wikipedia)

  143. Lei Seca (Dry Law)
    determinação por governo ou autoridade à proibição oficial de fabricação, varejo/comercialização, transporte, importação ou exportação de bebidas alcoólicas.
    Geralmente está associada mais ao consumo de bebidas alcoolicas. Émuito usada em vésperas e dias de eleição.
    Durante a pandemia de 2020, muitas cidades adotaram a Lei Seca, proibindo a comercialização de bebidas alcoólicas depois de determinada hoja, durante a noite.

    Lei Seca


  144. Letalidade
    o quociente entre o número de mortes e o número de casos. Geralmente é dada em porcentagem..

  145. Linha de Frente (Front Line)
    a posição ocupada por medicos, enfermeiros, fisioterapeutas, auxiliares de enfermagem e outros profissionais de saúde, que tem contato direto e fazem o acompanhamento de pessoas infectadas por Covid-19.

    Profissionais da Linha de Frente


  146. Líderes Mundiais Durante a Pandemia (ano de 2020)

    Países
    PaísLíder
    BrasilJair Bolsonaro
    EUADonald Trump
    FrançaEmmanuel Macron
    AlemanhaAngela Merckel
    ItáliaGiuseppe Conte
    ChinaXi Jinping
    RussiaVladimir Puting
    OMSTedros Adhanom
    ONU António Guterres
    VaticanoPapa Francisco
    ArgentinaAlberto Fernández
    Reino UnidoBoris Johnson
    Estados
    EstadoLíder
    ParanáRatinho Jr.
    São PauloJoão Dória
    Rio de Janeiro Wilson Witzel
    Santa Catarina Carlos Moisés
    Rio G. SulEduardo Leite
    Rio G. Norte Fátima Bezerra
    Ceará Camilo Santana
    Pará Helder Barbalho
    Maranhão Flávio Dino
    Amazonas Wilson Miranda Lima
    Minas Gerais Romeu Zema
    Bahia Rui Costa
    Cidades
    CidadeLíder
    CuritibaRafael Greca
    São Paulo Bruno Covas
    Rio de JaneiroMarcelo Crivela
    FlorianópolisGean Loureiro
    Manaus Arthur Neto
    FortalezaRoberto Cláudio
    Porto Alegre Nelson Marchezan Jr.
    Belo Horizonte Alexandre Kalil
    NatalA. Costa Dias
    SalvadorACM Neto
    BrasíliaIbaneis Rocha Barros Jr.
    BelémZenaldo Coutinho
    Instituições
    InstituiçãoLíder
    SenadoDavi Alcolumbre
    CameraRodrigo Maia
    STFDias Toffoli
    OABFelipe Santa Cruz
    CONFEA/CREAJoel Krüger
    CFMMauro Ribeiro
    ABIPaulo de Souza
    CBFRogério Caboclo
    FIESPPaulo Skaf
    CNBBDom Walmor Azevedo
    IURDEdir Macedo
    IMPDValdemiro Santiago


  147. Lixo
    Lixo é tudo aquilo que já não tem utilidade e é jogado fora. É qualquer material sólido originado em trabalhos domésticos e industriais, e que é eliminado.
    Muitos dos resíduos que vão para o lixo podem ser reutilizados através de um processo denominado reciclagem.

    Em tempos de pandemia, o lixo doméstico deve ser corretamente descartado, para evitar contalinação.
    Vejamos a seguir.


  148. Lockdown
    Termo em Inglês, que se se traduzido seria algo como confinamento.
    É a situação em que as pessoas devem ficar em casa e somente sairem para o essencial. Todas as atividades locais são interrompidas, menos as essenciais.
    Um lockdown, ou em Português bloqueio total ou confinamento, é um protocolo de isolamento que geralmente impede que pessoas, informações ou carga deixem uma área.
    O lockdown só pode ser iniciado por alguém em uma posição de autoridade. (Wikipedia)

    A Av. Paulista, vazia, durante um lockdown


  149. Long Island
    é uma ilha situada no sudeste do estado de Nova Iorque, Estados Unidos, a leste da ilha de Manhattan.
    Os cantorees habitantes de Long Island fizeram o vídeo, "We Are The World 2020 - The Quarantine Mix".

    Long Island, New York

    We Are The World 2020 - The Quarantine Mix


  150. Mal Necessário
    fato ou condição que é, a princípio, ruim, mas que é necessária ser executada, para que a situação melhore.
    Lockdown, quarentena, isolamento social, etc, são exemplos de males necessários.

  151. Mapa da Pandemia (Pandemic's Map)
    um mapa que mostra os países em determinada cor, de acordo com o número de casos da doença.

    20/06/2020

    Fonte:https://news.yahoo.com/coronavirus


  152. Máscara
    equipamento de proteção individual, usado para cobrir o nariz e a boca e assim impedir que as gotículas contendo o virus sejam respiradas.

    Máscara, de pano



  153. Máscara N95
    máscara feita de TNT revestido, dotada de válvula de entrada e saida de ar.

    Máscara N95


  154. Ministério da Saúde
    O Ministério da Saúde (MS), no Brasil, corresponde ao setor governamental responsável pela administração e manutenção da Saúde pública do país.

    Bloco do Ministéio da Saúde, em Brasília


  155. Paradoxo da Máscara
    Pergunta:
    Se as máscaras tem entre suas fibras ou fios espaços muito maiores que e o coronavirus, podendo ele facilmente passar por esses espaços, por ser muito menor, qual a utilidade de uma máscara?

    Resposta:
    a máscara impede que partículas líquidas, como pédigotos e partículas de espirro e/ou tosse passem. O vírus utiliza essas partículas como veículo para ir de um lugar a outro. Uma vez que estas partículas são barradas pelo tecido da máscara, o virus fica também impedido de passar. Portanto o uso de máscara é eficaz.



  156. Mandetta, Luiz Henrique (Campo Grande, 30 de novembro de 1964) é um médico ortopedista e político brasileiro. Foi deputado federal por Mato Grosso do Sul entre 2011 e 2019 e Ministro da Saúde no governo de Jair Bolsonaro, entre 1º de janeiro de 2019 e 16 de abril de 2020, quando foi demitido após divergências com o presidente quanto à política de isolamento social no período da pandemia de COVID-19.

    Mandetta


  157. Medicina Intensiva
    A medicina Intensiva é uma especialidade médica dedicada ao suporte à vida ou suporte de sistemas e órgãos em pacientes que estão em estado crítico, que geralmente necessitam de um acompanhamento intensivo e monitorado.
    Compõe-se de aparelhos, cama, sala, etc e inclui acompanhamento de equipe médica e de enfermagem permanente.
    Um exemplo de medicina intensiva é uma UTI.

    Medicina Intensiva


  158. Mercado Atacadista de Frutos do Mar de Huanan
    O Mercado Atacadista de Frutos do Mar de Huanan é um mercado de venda de animais e frutos do mar frescos no distrito de Jianghan, Wuhan, na província de Hubei, China.
    O mercado ficou famoso internacionalmente depois de a OMS ter sido notificada em 31 de dezembro de 2019 de um surto de pneumonia que acabaria por durar algumas semanas e depois ser classificação de pandemia. Das 41 pessoas inicialmente infectadas e hospitalizadas por COVID-19 até 2 de janeiro de 2020, dois terços haviam sido expostas ao mercado. O mercado foi fechado em 1 de janeiro de 2020 para procedimentos sanitários e de desinfecção. Das 585 amostras de animais retiradas do mercado, 33 confirmaram a contaminação por SARS-CoV-2. Este foi um os pontos iniciais da pandemia (Ponto Zero). (Wikipedia)

    Mercado Atacadista, de Frutos do Mar, de Huanan


  159. Michel Ryan
    Michael "Mike" Joseph Ryan é um ex-cirurgião e epidemiologista especializado em doenças infeciosas e saúde pública. É diretor executivo do Programa de Emergências em Saúde da Organização Mundial da Saúde, onde lidera a equipa responsável pela contenção e tratamento internacional da COVID-19.

    Michel Ryan


  160. Mitigacão
    ato ou efeito de mitigar. Fazer tornar(-se) mais brando, mais suave, menos intenso. Combater uma doença.

  161. Método de Guerra (wartime)
    situação de combate ao Covid-19, em que são adotadas medidas drásticas de combate, como se fosse tempo de guerra.
    Quem adotou esta medida foi a China, em virtude de uma segunda onda inicial do coronavirus, que desta vez atingiu Pequim. (jun 2020)

  162. Morbidade ou Morbilidade
    é a taxa de portadores de determinada doença em relação à população total estudada, em determinado local e em determinado momento.

  163. Mocego, cobra, pangolim, camelo
    possíveis animais, hospedeiros intermediários do vírus SARS-Cov2, da Covid-19, mas sobre os quais o vírus não tem efeito algum.
    O vírus teria migrado ao homem, por este se alimentar da carne desses animais.
    O pangolim é, até o momento, (junho de 2020) o principal suspeito, mas não o único, de ter sido o hospedeiro intermediário na transmissão do vírus SARS-CoV-2 para humanos na província de Wuhan, China originando a pandemia do COVID-19.

    A hipótese inicial perdeu força com a constatação de que o sequenciamento genético do vírus presente nos pangolins demonstrou uma similaridade de apenas 90.3% do DNA em comparação ao vírus observado em humanos, sendo essa porcentagem insuficiente (um valor de 99.8% é necessário para estabelecer um vínculo definitivo entre as mutações).

    Pangolim (Manis javanica)


  164. Mutação
    característica que tem um microorganismo (para a Covid-19, o vírus) de alterar sua estrutura genética, modificando-se.
    A consequencia da mutação é que os remédios, usado para combater o vírus original, assim como os anticorpos,
    não são muito eficientes ao vírus que sofreu a mutação.

  165. Mutação do Coronavirus SARS-COV2
    é uma mutação, descoberta em julho de 2020. Segundo estudos, a mutação torna o vírus mais contagioso, entretanto não muda muito a serveridade da doença.
    Vírus com a mutação são de 2 a 8 vezes mais contagiosos.

  166. Músicas
    Muitos foram os cantores que fizeram músicas sobre a Covid-19. Veja algumas abaixo.


  167. Michael Jackson
    mesmo falecido em 2009, Michael Jackson inspirou várias pessoas, com músicas, como "We Are The World" e "Heal The World", por exemplo.
    Hoje, algumas de suas musicas são usadas em vídeos sobre a Covid-19


  168. Não Reagente
    Resultado de um exame, no qual o soro não reagiu à presença de um vírus.
    Os resultados são ditos não reagentes, pois é melhor que dizer que foi negativo, pois o teste não tem precisão de 100%.
    Em caso de ser reagente, deve ser feito um segundo exame, as vezes até um terceiro exame, de confirmação.

    Exemplo de teste


  169. NBA - National Basketball Association
    é a principal liga de basquetebol profissional da América do Norte e do mundo.
    Em junho de 2020, a NBA começou a oferecer aos atletas um anel capaz de identificar sintomas de Covid-19.

  170. Nitazoxanida
    (comercializado no Brasil como Annita) é um medicamento antiparasitário.
    Fórmula:C12H9N3O5S
    O fármaco também tem ação antiviral.
    No Brasil, está sendo testado para tratamento da COVID-19 (jun 2020).


  171. Nova Zelândia
    País da Oceania, uma ilha, próximo a Austrália.
    A Nova Zelândia foi o primeiro país a ser declararado Livre da Covida-19.

    Nova Zelândia


  172. Nostradamus sobre a Covid-19
    Mensagem diz que médico e escritor francês publicou versos premonitórios em obra, sobre a pandemia da Covid-19.
    Não é verdade. Boato surgiu por meio de personagem satírico. Fonte:G1
    Trata-se de uma fake news

  173. Novela
    a novela, ou telenovela, muito comum no Brasil, é uma trama narrada em capítulos, veiculada, principalmente, na TV aberta.
    Durante o tempo da pandemia não era possível produzir novelas, de modo que as emissoras começaram a reprisar novelas antigas.

    Reprise da novela Fina Estampa, durante a pandemia


  174. Novel Coronavirus
    termo em Inglês, para Novo Coronavirus.

    Novel Coronavirus


  175. Novo Normal
    a definição de normal devido às mudancas ocorridas depois de passar a pandemia, em contraste com o que era antes.
    Deve-se às mudanças e comportamentos que ocorreram na sociedade e no indivíduo e às adaptações que tiveram que ser feitas, restrições, sequelas, etc.
    Um exemplo é a higienização das mãos e o uso de máscara facial.

  176. Novo Coronavirus
    o vírus SARS-COV2, que causa a Covid-19. É dito novo pois existem outros coronavirus mais antigos e este foi mais novo coronavirus descoberto.
    A rigor, dizer novo coronavirus é um tanto impreciso.

  177. Número de Testes
    é o valor quantitaivo de testes feitos em determinada região e tempo. O quanto maior o número de testes os resultados dos dados estatísticos ficam mais apurados. Geralmente, quanto mais testes feitos tanto maior é o número de contaminados pela doença, simplesmente por que aumenta o número de pessoas testadas. Ora pois se testarmos 100 pessoas temos um numero, por exemplo, de 23 contaminados. Se testarmos 1000 este numero passará a ser bem maior, pois a incidência de contaminados é proporcional ao numero de pessoas.

  178. Núvem de Gafanhotos
    evento paralelao à pandemia, ocorrido na Argentina, próximo à fronteira com o Brasil, que deixou os estados do Sul em alerta. A núvem possuia uma densidade de 40 gafanhotos, por metro quadrado. Esse fenômeno é raro, mas pode ser fonte de devastação de lavoura trazendo prejuizo significativo à Agricultura.

    Gafanhoto


  179. Perda do Olfato
    tecnicamete conhecida como anosmia ou hiposmia, a perda de olfato (e também do paladar) são sintomas do paciente afetado pela Covid-19.
    O que sabemos há muito tempo é que uma das principais causas de perda de olfato são infecções do trato respiratório superior causada por vírus (resfriado comum, gripe). Um subconjunto de pessoas perde o olfato por isso, a maioria temporariamente, mas um pequeno subconjunto perde esse sentido permanentemente (Steven Munger, diretor do Centro de Olfato e Paladar da Universidade da Flórida, em entrevista a CNN, em abril de 2020).

  180. Organização Mundial da ou de Saúde (OMS)
    World Health Organization (WHO)

    é uma agência especializada em saúde, fundada em 7 de abril de 1948 e subordinada à Organização das Nações Unidas. Sua sede é em Genebra, na Suíça. O diretor-geral é, desde julho de 2017, o etíope Tedros Adhanom. A OMS tem suas origens nas guerras do fim do século XIX. (Wikipédia)

  181. Ônibus Urbano (urban bus)
    durante a pandemia os ônibus urbanos foram liberados para andar com 50% da capacidade de lotação e apenas com passageiros sentados.

    Ônibus urbano, em Curitiba, durante a pandemia


  182. O Que Fazer/O Que Não Fazer
    PREVENÇÃO

    O Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná,
    orienta cuidados básicos para reduzir o risco de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas,
    incluindo o novo coronavírus.

    O Que fazer e O Que Não Fazer

    Fonte: http://www.coronavirus.pr.gov.br/Campanha/Pagina/Tudo-sobre-o-coronavirus

  183. Origem da Covid-19 é Extra-terrestre
    Isso é falso, fake news.
    Pesquisas mostram que o virus teria se transmitido de animais para o homem (spillover), por isso a origem dele é aqui mesmo na Terra.
    Vários tipos de virus da familia dos coronavirus estão entre nós há muito tempo. Veja o verbete abaixo.

  184. Origem da Covid-19
    Vídeo em Inglês, legendado em Português


  185. Papa Frencisco
    Papa Fancisco foi o papa, durante a pandemia de 2020. Em junho de 2020, o Papa Francisco fez menção indireta ao Brasil, dizendo que um país latino-americano, tinha uma taxa de letalidade de 1 morte de Covid-19, por minuto.
    Também ficou marcado por diversos eventos, como, por exemplo, passear pela praça de São Pedro, sem ninguém e pedir e fazer orações
    para o fim da Covid-19 e telefonar para cléricos brasileiros, levando uma mensagem de ânimo e conforto..


  186. Paulinho Paiakan
    Benkaroty Kayapó, mais conhecido como Paulinho Paiakan, foi um chefe da etnia caiapó. Paiakan ficou conhecido como um militante ecológico, reconhecido internacionalmente por sua luta pela exploração racional da Amazônia. Paiakan liderou protestos contra a hidrelétrica de Belo Monte, nos anos 1980.
    Ao lado do também cacique caiapó Raoni e do músico Sting, Paiakan ajudou a atrair atenção internacional para o custo ambiental e social de se construir a terceira maior represa do mundo no Rio Xingu, na floresta amazônica.
    Morreu em 17 de junho de 2020, aos 66 anos, em Redenção, no sul do Pará, vítima de Covid-19.

    Pulinho Paiakan


  187. PIB - Produto Interno Bruto
    O produto interno bruto representa a soma de todos os bens e serviços finais produzidos numa determinada região, durante um período determinado.
    No tempo da pandemia houve uma queda generalizada do PIB, de diversos países.

  188. Pico da Curva
    ponto máximo, ou mais alto, da curva (epidêmica).

  189. Ponto Zero
    designação dada ao Mercado Atacadista de Frutos do Mar de Huanan, onde começou a pandemia da COVID-19.

  190. PAHO - Panamerican Health Organization (OPAS - Organização Pan-Americana da Saúde)
    A PAHO é uma instituição internacional de saúde destinada a atender as Américas. Trabalha com vários países, visando aumentar e proteger a saúde dos povos.
    Criada em 1902, é a mais antiga agência internacional de saúde do mundo.

    A Organização Pan-Americana da Saúde é um organismo internacional de saúde pública com mais de um século de experiência, dedicado a melhorar as condições de saúde dos países das Américas.
    A integração às Nações Unidas acontece quando a entidade se torna o Escritório Regional para as Américas da Organização Mundial da Saúde.
    A OPAS/OMS também faz parte dos sistemas da Organização dos Estados Americanos (OEA) e da Organização das Nações Unidas (ONU).

  191. Pandemia
    é uma epidemia com dimensões globais, porque se espalhou geograficamente, saindo do seu lugar de origem e atingiu o mundo inteiro.



  192. Pandemia de COVID-19
    a pandemia causada pelo vírus Sars Cov-2. O surto inicial aconteceu em dezembro de 2019, em Wuhan, China. A OMS declarou estado de emergência em 30 de janeiro de 2020 e pandemia em 11 de março de 2020
    O vírus é inicialmente transmitrido entre pessoas próximas, com o passar do tempo a transmissão passou a ser comunitária.
    A pandemia trouxe vários problemas econômicos, como por exemplo a queda do PIB, recessão e de relações entre governos.

  193. Período de Transmissibilidade
    períodpo de tempo, durnte o qual o virus está sendo transmitido

  194. Período ou Tempo de Incubação
    O tempo que o virus demora para começar a influir na saúde do paciente. Para a Covid-19 vai de 5 a 14 dias.

  195. Ponto de Inflexão
    Ponto em que a curva muda de comportamento. Pode mudar de crescente para decrescente, reta horizontal (platô) ou vice-versa.

  196. População Carcerária
    a população do sistema prisional. Durante o tempo da pandemia de 2020, muitos presidiários foram beneficiados com prisão em domicílio e/o tornozeleira, devido ao risco de contrairem a COVID-19 na peisão.

  197. Platô (plateau)
    parte da curva que fica horizontal, parecendo um platô geográfico (terreno elevado e plano com pequenas elevações.)

    Fonte: https://www.blogs.unicamp.br/covid-19/o-que-e-essa-curva-que-a-gente-tem-que-achatar-parte-2/

  198. Plano São Paulo
    O Plano São Paulo é a estratégia do Governo do Estado de São Paulo para combater a COVID-19. De acordo com o governo de São Paulo, este plano é baseado na ciência e na saúde.
    Compõe-se de 5 fases e prevê diversos protocolos de enfrentamento a COVID-19, bem como, cronogramas e orientações.
    Ver o Plano São Paulo (arquivo PDF, 826kB)

  199. (diminuição da) Poluição
    fenômeno climático que ocorre e que já ocorreu durante a pandemia de Covid-19. Devido a quarentena, lockdown, restrição de abertura de fábricas e uso de automóveis, menos poluição é produzida, ficando o céu de algumas cidades, mais limpo, por algum período de tempo.

  200. Ponto Fora da Curva
    um determinado dado que se desvia consideravelemte da média.

    Ponto Fora da Curva

    Os pontos "a" e "b" se desviam muito da média (linha vermelha),
    por isso são ditos pontos fora da curva.


  201. Prevenção


  202. Proteção (Como se proteger)
    As recomendações de prevenção à COVID-19 são as seguintes:

    • Lave com frequência as mãos até a altura dos punhos, com água e sabão, ou então higienize com álcool em gel 70%.
    • Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos.
    • Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
    • Ao tocar, lave sempre as mãos como já indicado.
    • Mantenha uma distância mínima de cerca de 2 metros de qualquer pessoa tossindo ou espirrando.
    • Evite abraços, beijos e apertos de mãos. Adote um comportamento amigável sem contato físico,
      mas sempre com um sorriso no rosto.
    • Higienize com frequência o celular e os brinquedos das crianças.
    • Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos.
    • Mantenha os ambientes limpos e bem ventilados.
    • Evite circulação desnecessária nas ruas, estádios, teatros, shoppings, shows, cinemas e igrejas. Se puder, fique em casa.
    • Se estiver doente, evite contato físico com outras pessoas, principalmente idosos e doentes crônicos, e fique em casa até melhorar.
    • Durma bem e tenha uma alimentação saudável.
    • Utilize máscaras caseiras ou artesanais feitas de tecido em situações de saída de sua residência.


  203. Pré-assintomático
    pessoa que contraiu a doença e ainda não apresenta falta de sintomas, por estar na fase inicial da doença.


  204. Pré-sintomático
    pessoa que contraiu a doença e ainda não apresenta sintomas.

  205. Quedate En Casa
    ou We Are The World 2020 (Edición Quedate En Casa) é um clip musical cantado por americanos,argentinos, etc., inclusive brasileiros.

  206. Quarentena (quarantine)
    é o periodo durante o qual as pessoas ficam reclusas, em casa, para evitar a propagação de uma doença.
    Embora o nome sugira, a quarentena não é necessariamente 40 dias. A quarentena dos brasileiros resgatados da CHina, por exemplo, durou 18 dias.

  207. Quarentena Ioio
    quarentena que começa, para, depois começa novamente e assim sucessivamente, tendo intervalos entre elas.

  208. R0 - Erre Zero, R0 (R nought) ou Número Básico de Reprodução ou Taxa de Contaminação ou Taxa de Disseminação
    taxa utilizada para indicar como a epidemia está evoluindo, ou seja, é um parâmetro para saber se a transmissão tem aumentado ou diminuído.
    Esta taxa refere-se ao número de pessoas sadias, que um contaminado pode contaminar.
    Por exemplo:
    R0 = 5, uma pessoa transmite o vírus para outras 5 pessoas
      Valores de R0

    • 1- Se o R0 for menor que 1: isto significa que cada indivíduo infectado gerará menos que um outro indivíduo infectado. A chance de transmissão é muito baixa e a doença tenderá a decair e a desaparecer.

    • 2- Se o R0 for igual a 1: neste caso, cada indivíduo infectado causa uma nova infecção e a doença permanecerá, pois será transmitida de indivíduo em indivíduo, de forma estável, sem que ocorra uma epidemia. A doença pode permanecer na mesma região ou população por longos períodos de tempo.

    • 3- Se o R0 for maior que 1: aqui a situação fica mais preocupante porque cada indivíduo infectado causa mais que uma nova infecção, isto é, infecta mais que um indivíduo. Nestes casos, ocorrerá um surto, uma epidemia ou uma pandemia. Quanto mais elevado o valor do R0, maior será a transmissibilidade e maior será a população potencialmente afetada pelo agente infeccioso.


  209. Reabrir a Economia (Reopen or unlock the Economy)
    reiniciar as atividades comercias, que estavam paradas e/ou fechadas devido a restiçõrs de acesso (quarentena, lockdown, etc,), durante o tempo da pandemia.

  210. Respirador (breather, mechanical respirator)
    é um aparelho médico, que realiza ventilação mecânica em pacientes com dificuldades respiratórias graves, ajudando-o a respirar. (Wikipédia)

    Respirador


  211. Recuperado (recovered)
    paciente de COVID-19, que se curou da doença

  212. Represamento
    é o que ocorre quando a notificacção de um ou mais dias é feita num dia subsequente.
    Isso aumenta o número de casaos, neste dia, pois muitos casos que ficam acumulados ou represados, passam a ser considerados como no dia subsequente.
    Ocorre, geralmente nos fins de semana. Em geral, deve-se a exames que aguardaam resultados ou sua simples contabilização no sistema.

  213. Resiliência
    capacidade de se recobrar facilmente ou se adaptar à má sorte ou às mudanças.
    A Dra. Elke Van Hoof, professora de psicologia da saúde na Universidade de Vrije, em Bruxelas, e especialista em estresse e trauma, afirma que somos resilientes, ou seja, a maioria de nós conseguiu se reinventar e recriar nossas vidas da melhor maneira possível durante a quarentena.

    Fonte: https://www.bbc.com/portuguese/geral-53204453

  214. Restrição Domiciliar
    A restrição que prevê que a pessoa só pode sair do local de hospedagem e/ou em que mora, em casos essenciais como para compra de alimentos e remédios.

  215. Resgatados da China
    grupo de 58 brasileiros, resgatados, de avião, de Wuhan, China, em fevereiro de 2020.
    No dia 5 de fevereiro, duas aeronaves da Força Aérea Brasileira partiram para Wuhan, epicentro da doença. Entre brasileiros e familiares de outras nacionalidades, 34 chegaram ao Brasil no dia 9 de fevereiro. Além dos repatriados, 24 profissionais que fizeram parte do resgate também estavam cumprindo a quarentena, inicialmente prevista para durar 18 dias, em Anápolis/GO.


  216. Relaxamento (da Quarentena)
    aliviar a severidade das medidas, flexibilização.

  217. RT-PCR (do inglês reverse-transcriptase polymerase chain reaction).


  218. Ruxolitinibe
    O ruxolitinibe é um medicamento para o tratamento da mielofibrose intermediária ou de alto risco, um tipo de distúrbio mieloproliferativo que afeta a medula óssea e para a policitemia vera quando houve resposta inadequada ou intolerância à hidroxiureia.
    Começou a ser usado para tratamento da Covid-19.
    Fórmula: C17H18N6


  219. PCR (polymerase chain reaction)
    é a metodologia padrão ouro utilizada na detecção do vírus da COVID-19 nos pacientes com suspeita da infecção. Essa técnica pesquisa o material genético do vírus em secreção coletada da garganta (orofaringe) e do nariz (nasofaringe). É recomendado apenas para indivíduos com sintomas, podendo detectar a presença do vírus do 3º ao 10º dia do início dos sintomas. Para realizar o procedimento é necessário pedido médico.

  220. Período de Incubação
    O tempo desde o contato com o víacute;rus e o tempo em que o indivíduo venha a apresentar os primeiros sintomas.
    Para o coronavirus esse tempo é de 1 a 14 dias e geralmente fica em torno de 5 dias, de acordo com a OMS.

  221. Remdesivir
    é um antiviral desenvolvido pela companhia biofarmacêutica Gilead Sciences.
    Desde 2020, o remdesivir vem sendo testado nos Estados Unidos de forma experimental para o tratamento da COVID-19, tendo sido autorizado pela Food and Drug Administration para pacientes hospitalizados em estado grave pela doença. (Wikipedia)
    Fórmula: C27H35N6O8P.


  222. Tipo de Sangue
    Existem, na raça humana, os tipos de sangue "A","B", "AB" e "O".

    Os tipos sanguíneos são determinados pela presença na superfície das hemácias, de antígenos que podem ser de natureza bioquímica variada, podendo ser compostos por carboidratos, lipídeos, proteínas ou uma mistura desses compostos.
    Estes antígenos eritrocitários são independentes do Complexo principal de histocompatibilidade (HLA), o qual determina a histocompatibilidade humana e é importante nos transplantes.(Wikipedia)

    De acordo com uma publicação do The New England Journal of Medicine, em 17/jun/2020, o risco de casos graves de Covid-19 é 45% maior para pessoas
    com sangue tipo "A" do que pessoas com outros tipos sanguíneos, e parece ser, 35% menor para pessoas com sangue tipo "O".

    Fonte: https://www.poder360.com.br/coronavirus/tipo-sanguineo-e-genes-estao-ligados-a-covid-19-grave-mostra-estudo/

    Tipos de Sangue


  223. Sanjay Gupta
    Sanjay Gupta é um neurocirurgião americano, repórter médico e escritor.
    Ele atua como chefe associado do serviço de neurocirurgia do Grady Memorial Hospital em Atlanta, Geórgia, e como professor associado de neurocirurgia da Escola de Medicina da Universidade Emory e correspondente médico chefe da CNN.

    O Dr. Sanjay Gupta é um expoente na divulgação e esclarecimento sobre a Covid-19.

    Dr. Sanjay Gupta


  224. Sanofi
    empresa farmacêutica francesa, uma das maiores do mundo.
    Produz hidroxicloroquina. Detém a marca Medley e produz os medicamentos Novalgina e Dorflex, entre outros.


  225. SARS-COV2
    Severe Acute Respiratory Syndrom - Coronavirus 2. É o nome oficial do vírus que causa a Covid-19.

    O coronavírus da síndrome respiratória aguda grave 2 (SARS-CoV-2) (em Inglês: Severe acute respiratory syndrome coronavirus 2), inicialmente denominado provisoriamente de "2019-nCoV" (em Inglês: 2019 novel coronavirus), por vezes denominado "coronavírus de Wuhan", ou "vírus da COVID-19", é um vírus de RNA (ribonucleic acid) de cadeia simples positiva (genoma linear). É contagioso entre seres humanos e é a causa da doença COVID-19, da qual existe uma pandemia em curso (junho de 2020).
    (Wikipedia)


  226. Segunda Onda (second wave)
    é o que ocorre quando casos da doença reaparecem, algum tempo, depois de a onda inicial (primeira onda) da doença ter diminuido e/ou acabado.

    Segunda Onda, duante a pandemia de Gripe Espanhola


    Vídeo da Super Responde sobre segunda onda


  227. Sérgio Reis
    é um ator, cantor e político brasileiro.
    Foi um dos artistas divulgador do "Fique em Casa".


  228. Scientific American
    (informalmente abreviado, SciAm) é uma revista de divulgação científica dos Estados Unidos. É notável por sua longa história ao apresentar informação científica a nível mensal para o público educado geral, através de sua atenção cuidadosa quanto à clareza do texto tanto quanto à qualidade dos seus gráficos coloridos especialmente comissionados. Muitos cientistas famosos, incluindo Albert Einstein, tem contribuído com artigos nos últimos 168 anos. É a revista mensal continuamente publicada mais antiga dos Estados Unidos. (Wikipedia)

  229. Semana Epidemiológica
    intervalo da linha do tempo, em que ocorre a epidemia, medido em semanas,
    É mais fácil referir-se a semanas que em dias, pois semana tem mais ocorrencias e pode ser analisada como um todo, em contraste com o dia que é pontual.
    É comum, dizer, por exemplo, "Estamos na vigésima semana epidemiológica" ,etc.

  230. Severidade e Transmissibilidade
    são duas das cartacterísticas principais dos vírus. A severidade refer-se a quão é forte a infecção e a transmissibilidade a capacidade que tem o vírus de ser transmitido.

  231. Sinofobia
    De SIno, China + fobia, medo. É um medo excessivo, ou mesmo preconceito, em relação a China e/ou seus produtos, devido a pandemia de Covid-19.

  232. Sintoma
    fenômeno subjetivo (dor, mal-estar etc.) percebido por um paciente acerca da sua doença. Os sintomas são frequentemente usados para estabelecer o seu diagnóstico.
     
     


  233. Shania Twain
    Shania Twain é uma das artistas que participou da ação dos artistas canadenses, em benefício das vítimas da Covid-19.



  234. Spillover
    em inglês, transbordamento.
    é o que ocorre qundo um vírus ou microorganismo consegue se adaptar e migrar da espécie de hospedeiro para outra.
    É o que supostamente originou a Covid-19.

    Spillover - o víus teria migrado para o homem


  235. Subnotificação
    informar ou notificar menos do que é real ou devido, gerando imprecisão de dados sobre o assunto.
    (ex.: subnotificação da doença; subnotificação de acidentes de trabalho).

  236. Surto (outbreak)
    aparecimento rápido ou aumento súbito de casos de doença.

  237. Taxa de Contágio (Rt)
    número que indica para quantas pessoas um contaminado transmite o virus.

  238. Taxa (ou Coeficiente) de Incidência
    é o número de casos novos de uma doença ou ocorrido na população exposta, em um espaço geográfico durante um determinado tempo.

  239. Taxa de Negatividade (IN)
    o valor, geralmente dado em porcentagem, da quantidade de testes de Covid-19, que deu negativo.

  240. Taxa de Positividade (IP)
    o valor, geralmente dado em porcentagem, da quantidade de testes de Covid-19, que deu positivo.
    IP + IN =100%

  241. Taxa de Ocupação de Leitos (TOL)
    o valor, geralmente dado em porcentagem, do quociente entre o número de leitos ocupados e o total de leitos disponíveis.
    TOL = LO/LD


  242. Taxa de Prevalência
    o número de casos existentes de uma doença dividido pelo número de pessoas de uma população em tempo especificado

  243. Testou Negativo
    é o que se diz quando a pessoa teve o resultado do exame da Covid-19,não reagente (negativo).
    Exemplo:
    Meu primo testou negativo para a Covid-19.

  244. Testou Positivo
    é o que se diz quando a pessoa teve o resultado do exame da Covid-19, reagente (positivo)

  245. Tecido Que Mata o Coronavirus
    Tecido desenvolvido em São Paulo (FAPESP/USP/São Carlos), é um tecido composto de poliester, algodão e sais de prata.
    Será usado em máscaras e roupas hospitalares.


  246. Tomografia computadorizada
    é um exame complementar de diagnóstico por imagem, que consiste numa imagem que representa uma secção ou "fatia" do corpo. É obtida através do processamento por computador de informação recolhida após expor o corpo a uma sucessão de raios X. Seu método principal é estudar a atenuação de um feixe de raios X durante seu trajeto através de um segmento do corpo; no entanto, ela se distingue da radiologia convencional por diversos elementos.(Wikipedia)
    Tem sido usado para diagnóstico da Covid-19.


  247. Toque de Cotovelo
    O ato de se cumprimentar tocando-se os cotovelos, substituindo o aperto de mão.

    Toque de Cotovelo


  248. Toque de Punho
    O ato de se cumprimentar tocando-se as mãos fechadas, substituindo o aperto de mão.

    Toque de Punho


  249. Teich, Nelson
    Nelson Luiz Sperle Teich é um médico oncologista, consultor em saúde e empresário brasileiro. Foi ministro da Saúde do Brasil de 17 de abril até 15 de maio de 2020, durante a pandemia da Covid-19.

    Nelson Teich


  250. Terceira Onda (third wave)
    uma possível terceira incidência de casos de Covid-19.
    A terceirta onda, é obvio, vem depois da segunda onda de casos.
    A História relata que uma segunda e terceira onda de pandemia, aconteceu em 1918, na Gripe Espanhola, por isso,
    a possibilidade de uma segunda e mesmo de uma terceira onda não está descartada.
    A OMS pede que haja preparo previo para uma segunda e mesmo uma terceira onda, até que uma vacina esteja disponível.

  251. Terremoto na Califórnia e México
    Terremoto de magnitude 5,8 que atingiu o centro da Califórnia, em 21 de junho de 2020.
    O tremor nos EUA acontece um dia depois de um abalo de magnitude 7,4, no México que deixou ao menos 6 mortos.

  252. Termômetro
    aparelho usado para medir temperatura, em especial febre.

    Termômetro Clínico Digital


  253. Terra Com Máscara (Earth With Mask)
    desenho ou ilustração do planeta Terra, usando uma máscara.
    O Objetivo deste é lembrar a pandemia da Covid-19 e também que devemos nos proteger, usando máscara.

    Terra Com Máscara


  254. The Prayer
    vídeo clip apresentado por Celine Dion, Andrea Bocelli, Lady Gaga, Lang Lang e John Legend, sobre a Covid-19.
    The Prayer
    Céline Dion

    I pray you'll be my eyes
    And watch her where she goes
    And help her to be wise
    Help me to let go
    Every mother's prayer
    Every child knows
    Lead her to a place
    Guide her with your grace
    To a place where she'll be safe
    I pray she finds your light
    And holds it in her heart
    As darkness falls each night
    Remind her where you are
    Every mother's prayer
    Every child knows…
    The Prayer, apresentado por Celine Dion, Andrea Bocelli, Lady Gaga,
    Lang Lang e John Legend



  255. Timing
    cronologia detalhada de um processo qualquer; repartição no tempo das diferentes tarefas a serem executadas.
    Durante a pandemia, são verificadas e analizadas pela imprensa, as diferentes tarefas a serem executadas (timing) pelo poder público.

  256. Teoria da Conspiração (Conspiracy Theory)
    é uma hipótese explicativa ou especulativa que sugere que há duas ou mais pessoas ou até mesmo uma organização que têm “tramado” para causar ou acobertar, por meio de planejamento secreto e de ação deliberada, uma situação ou evento tipicamente considerado ilegal ou prejudicial.
    Exempos clássicos de Teorias da Conspiração é de que há um governo paralelo, de ETs na Terra, que a COVID-19 é uma arma biológica produzida em laboratório, que o homem jamias foi a Lua, etc.

  257. Testes Rápidos
    testes para detecção do coronavirus. Demoram de 15 a 20 minutos.
    Há 2 tipos:
    1 - de antígeno que detectam proteínas do na fase de atividade da infecção.
    II - de anticorpos que identificam uma resposta imunológica do corpo em relação ao vírus.

  258. The Lancet
    The Lancet é uma revista científica sobre medicina, publicada semanalmente e com revisão por pares. É uma das mais antigas e conhecidas revistas médicas do mundo
    e descrita como uma das mais prestigiadas. É publicada pela Elsevier no Reino Unido pelo Lancet Publishing Group. O periódico foi fundado em 1823 pelo cirurgião e membro do parlamento inglês Thomas Wakley (1795 - 1862), que manteve-se como editor até à velhice, auxiliado e sucedido por um de seus filhos.
    (Wikipedia)

  259. The White House Coronavirus Task Force
    (Força-tarefa da Coronavirus, da Casa Branca)
    É uma força-tarefa do Departamento de Estado dos Estados Unidos que coordena e supervisiona os esforços da Administração para monitorar, prevenir, conter e mitigar a disseminação da COVID-19. A força-tarefa foi criada em 29 de janeiro de 2020. Em 26 de fevereiro de 2020, o vice-presidente dos EUA, Mike Pence foi nomeado para presidir a força-tarefa e Deborah Birx foi nomeada coordenadora de respostas. Outros membros foram adicionados desde os compromissos iniciais.(Wkipedia)

    Deborah Birx e Mike Pence


  260. Tedros Adhanom
    Tedros Adhanom Ghebreyesus é um biólogo, político etíope, acadêmico e autoridade de saúde pública, pesquisador de malária reconhecido internacionalmente e doutor em saúde comunitária
    É o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde desde 2017.

    Tedros Adhanom


  261. Telemedicina
    parte da medicina que trata do uso das modernas tecnologias da informação e telecomunicações para o fornecimento de informação e atenção médica a pacientes e outros profissionais de saúde situados em locais distantes. É uma sub-área da telessaúde e sua principal área atualmente é a cibermedicina, medicina por Internet ou intranet. Outros meios de comunicações utilizados incluem telefones fixos, celulares, tábletes, e robôs.

    Telemedicina


  262. The Scientist
    The Scientist é uma revista profissional, com sede em Nova York, nos EUA, dedicada a cientistas. Sua cobertura inclui artigos e outras publicações de pesquisa, técnicas, pesquisas atuais, novidades sobre carreiras e colunas de interesse geral.


  263. Toque de Recolher (curfew)
    situação qu se aplica à proibição, decretada por um governo ou autoridade, de que pessoas não permaneçam nas ruas após uma determinada hora.

  264. Together At Home
    Together at Home é uma série de shows virtuais transmitidos por canais de televisão e pela internet no mundo todo, alimentada pela Global Citizen em apoio à Organização Mundial da Saúde, a fim de promover o distanciamento físico social durante a pandemia de coronavírus 2019–2020 além de agradecer aos dos profissionais de saúde de todos os países que lutavam contra a doença por seu trabalho e exaltar seus feitos. Dias depois todas as apresentações do evento se tornaram parte integrante de um álbum oficial da One World: Together at Home.


  265. Transmissão comunitária
    tipo de transmissão do virus e consequente aumento de casos da doença, em que não é mais possível identificar a origem da contaminação.
    Neste caso o virus está sendo transmitido em uma região ou país e não mais somente por quem viajou ou teve contato com quem estava nas áreas mais afetadas.

  266. Tratamento SIntomático e de Apoio
    o tipo de treatamento que trata apenas os sintomas e dá apoio ao paciente, uma vez que não ha como tratar a causa.

  267. Universidade Johns Hopkins
    A Universidade Johns Hopkins (Johns Hopkins University ou JHU) é uma instituição de ensino superior privada e sem fins lucrativos, situada em Baltimore, Maryland, Estados Unidos. Foi fundada em 22 de fevereiro de 1875 , com base no modelo da Universidade Humboldt de Berlim, que dava grande ênfase à pesquisa acadêmica.
    O campus principal está em Baltimore, mas a universidade mantém centros de pesquisa também no exterior, como na Bologna (Itália) e em Singapura.
    A JHU é considerada uma das instituições acadêmicas de pesquisa mais importantes do mundo e se alinha entre as universidades de maior prestígio dos Estados Unidos, tendo sido citada pela revista U.S Weekly, em 2007, como uma das três (03) melhores universidades do país.
    As faculdades mais importantes são as de economia, engenharia, medicina, música, saúde pública, relações internacionais e educação.
    Ela foi idealizada e fundada pelo empresário, filantropo e abolicionista americano Johns Hopkins. (wikipedia)

    Durante a pandemia de 2020, ficou celebre por divulgar dados estatísticos confiáveis sobre a COVID-19.

    Universidade Johns Hopkins


  268. UTI - Unidade de Tratamento Intensivo (Intensive Care - IC)
    Conjunto de aparelhos, leito, colchão, mesa, etc, que permite ao paciente ser atendido quando a doença é severa.

    Exemplo de UTI, para a COVID-19.

  269. UTI Aérea
    um avião, dotado de equipamentos de UTI, usado para transportar pacientes.

    UTI Aérea.


  270. Vacina
    suspensão de microrganismos patogênicos, mortos ou atenuados, introduzida num organismo a fim de provocar a formação de anticorpos contra determinado agente infectante
    Uma vacina gera uma preparação biológica que fornece imunidade adquirida ativa para uma doença particular.
    A vacina estimula o sistema imunológico do corpo para reconhecer uma ameaça, destruí-la e a manter um registro desta para que o sistema imunológico possa mais facilmente reconhecer e destruir qualquer um desses microrganismos que mais tarde encontre.(Wikipedia)

    Vacina da Covid-19 (Foto meramente ilustrativa)


  271. Vacina de Oxford
    Universidade de Oxford diz que vai liberar vacina em setembro de 2020.

    Vídeo da JovemPan, disponível no Youtube - jp.com.br

  272. Confusão: o Vírus não morre
    Veja o verbete Vírus.
    Há muita gente gerando pânico dizendo que o vírus da COVID-19 não morre. Não é verdade. Isso já foi até classificado como fake news.
    O vírus é considerado como um ser não vivo. Ora, se não for vivo, não pode morrer. É a mesma coisa dizer que uma pedra não morre. Não morre por não ser um organismo vivo.
    Isso não significa que o vírus não pode ser destruido ou mesmo inativado.
    Ele pode SIM, ser destruído, quer seja por forças da natureza ou mesmo pelo sistema imunológico do corpo humano, haja visto que muitas pessoas se curam de doenças cuasadas por vírus.
    É considerada fake news a noticia de que o vírus nao morre.

  273. Velocidade de Infecção
    é uma grandeza que mostra quão grande é propagação do virus e consequente infecção.
    É dada em unidades que levam em conta o número de casos por tempo.
    Em um gráfico, é tanto maior quanto mais vertical é a curva.
    Ela pode ser crescente ou decrescente, ou mesmo nula, se a curva atingir o pico ou o platô.

    Em dado ponto do tempo (ponto vermelho) temos determinada velocidade de infecção,
    que é diretamente proporcional ao número de casos e inversamente proporcional ao tempo.


  274. Viagem (cuidados Especiais)

    Fonte: Prefeitura de Curitiba

  275. Vírus
    designação genérica de microorganoismos e em geral agentes infecciosos, a maioria com 20-300 nm* de diâmetro, apesar de existirem vírus gigantes de (0.6–1.5 µm **).

    A moderna Biologia, considera o vírus como não pertencente a nenhum dos 5 reinos conhecidos (a saber, Monera, Protista, Fungi, Animal e Vegetal), pelo fato de o virus não conter células.
    Ele pode conter RNA e/ou DNA e muitos cientistas o consideram como não sendo um ser vivo, pois não tem células. Muitos o consideram, a grosso modo, como sendo uma capsula de RNA e/ou DNA.

    Há cerca de 3.600 espécies, mas se estima que haja mais ou menos 500 mil espécies, e podem, no futuro, ser mais, porque são mutagênicos e se transformam.
    A palavra vírus vem do latim virus, que significa fluído venenoso ou toxina.

    * nm - nanometro. 1 nm = 10-9 metros.
    ** µm - micrometro. 1µm = 10-6 metros, ou 0,001 mm.
     

    Foto real do vírus SARS COV2, que causa a Covid-19, ao microscópio eletrônico.
     
    Comparação:
    o fio de cabelo humano tem diâmetro típico entre 60 e 140 µm, portanto um vírus gigante pode ser 100 vezes menor que um fio de cabelo, enquanto um vírus não gigante (a maioria deles) pode ser até 50 mil vezes menor que o diametro de um fio de cabelo. O SARS CoV2 tem diâmetero medio de 450 nm, portanto,é 7500 vezes menor que o diâmetro de um fio de cabelo.

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Vírus

  276. Videos Educativos Sobre a Covid-19


  277. Vai Passar!
    Jargão, de cunho positivo, que se refere â pandemia da Covid-19, tendo como objetivo dizer que isso logo passará e as coisas voltarão a ser como antes.
    Vai Passar


  278. Viseira (facial visor)
    EPI usado para proteger a face como um todo, contra fragmentos, partículas, fluxo de ar, etc.

    Viseira
    .

  279. We Are The World
    Antiga música, da década de 1980, da USA FOR AFRICA, agora é tema da oficial da COVID-19.


  280. WHO
    Sigla, em Inglês, de World Health Organization, que em Português vem a ser, Organização Mundial de Saúde, OMS.

    Sede da WHO/OMS, em Genebra, Suiça


  281. Wuhan
    cidade da China, capital da província de Hubei, onde apareceram os primeiros casos da COVID-19.

    Localização de Hubei, na China

    A provincia de Hubei, mostrando Wuhan
     

    A provincia de Hubei, mostrando Hunan e Wuhan



(Type a title for your page here)
1 - Perguntas e Respostas

  1. Quando a Covid-19 vai acabar?
    A resposta mais certa é que ninguém sabe.
    A OMS diz que ela ficara longo tempo entre nós.
    Em comparação com a gripe Espanhola de 2018, e outras pandemias como a de H1N1, de 2009, podemos dizer que talvez ainda haja uma segunda onda, menor.
    O que se espera é que acabe logo, entretanto afirmar que vai durar vários meses, já é um grande chute, mesmo baseado em esperiências de outras pandemias.
    Ninguém sabe, pois elementos novos, tanto pró como contra, aparecem a cada dia. A nossa grande esperança é uma vacina.

  2. Teria a Covid-19 sido produzida em laboratório?
    O que se conseguiu descobrir a respeito da origem da Covid-19 é que ela tem origem por infecção do vírus Sars-Cov-2, o qual teria migrado de animais para o homem (spillover), inicialmente na China, devido a ingestão de carne de animais selvagens.
    Afirmar que a Covid-19 teria sido produzida como arma biológica e/ou feita para acabar com a economia capitalista, já beira ao campo da Teoria da Conspiração

  3. Qual a diferença entre Novo Coronavirus e Covid -19?
    A Covid-19 é uma doença causada pelo vírus Sars-Cov-2 (tambem dito Novo Coronavirus)
    A diferença então esta no fato de Covid-19 ser a doença e o novo coronavirus, o virus que a causa.

  4. A Covid-19 seria um sinal do fim do mundo, Armagedom/Apocalipse?
    Isso mais parece ser fanatismo religioso. O mundo já passou por diversas pandemias, como a Gripe Espanhola de 1918.
    Não há prova concreta nenhuma que a Covid-19 esteja associda ao fim do mundo, apocalipse, ou sequer alguma profecia.
    Talvez seja essa mais uma Teoria da Conspiração.

  5. A Pandemia de Covid-19 uniu o mundo?
    A resposta mais certa é que isso é mais um desejo que uma verdade.
    A luta contra um inimigo comum pode ser causa de união dos povos, mas ainda é cedo para fazer qualquer afirmação.
    Vê-se na internet, vários videos de artistas cantando e outros arrecadando fundos. O primeiro passo, para se fazer um mundo melhor, já está dado.

  6. Os mortos da Covid-19, ao serem enterrados, não estariam contaminando o solo?
    Eu acho que sim, ao serem enterrados contaminam o solo. Ao chover, a água da chuva leva o chorume, contendo o vírus, contaminado o lençol freático.
    Os corpos ficam com o vírus, que pode contaminar outras pessoas, quando for mexido no cadáver, quando for feita uma exumação ou mesmo quando o cadaver for movido para outro local, como é comum em cemitérios, por exemplo (minha opinião apenas). Entretanto, mesmo os mortos de AIDS, são enterrados. O melhor seria que fossem cremados.

  7. As autoridades não tem outra coisa a fazer, que não seja mandar o povo ficar em casa?
    Mandar o povo ficar em casa, pelo visto virou moda. Embora massante e chato, ficar em casa é uma boa medida de contenção da pandemia.
    É obvio que as autoridades devem fazer algo mais importante, para mitigar a doença. Cabe ao cidadão, exigir isso.

  8. Lockdown! E agora José?
    Agora, ajuda bastante a internet, o telefone e o contato virtual com os amigos, a TV o radio, assim como a fé e a oração.
    Planeje-se psicologicamente para enfrentar o lockdown. São tempos difíceis, mas nós não somos fracos e, em um futuro próximo, vamos nos lembrar desse tempo como uma batalha que vencemos. Força Brasil!

  9. Como é o tratamento da Covid-19?
    Não há ainda (junho de 2020) remedios efetivos e vacina contra a Covid-19.
    Por enquanto, a estratégia dos médicos é basicamente controlar os sintomas, enquanto o próprio corpo se cura da infecção.
    Quando os sinais são leves, o que ocorre em mais de 80% dos casos, a recomendação é que se fique em casa.


  10. Por que ao se aumentar o número de testes, aumenta o número de infectados?
    Aqui temos duas variáves estatísticas, a saber, número absolutos e proporção.
    Na verdade o número de testes não aumenta o número de infectados. Apenas faz a contagem.

    O número de infectados é diretamente proporcional ao número de testes, logo o número de infectados aumenta, quanto mais testes forem feitos.

    Aqui ocorre algo que confunde, pois se espera que o número de infectados seja proporcional ao número de testes, e é,
    mas, neste momento, apenas estamos contando o número de infectados, não solicitando a proporção destes, na população.

    Em suma:
    Número de infectados: aumenta ao se testar mais, pois é uma simples contagem.
    Proporção de infectados na população: é tanto mais precisa, quanto maior for o número de testes.
    É dado em porcentagem.

    Fórmulas:
    Ni = levantameto feito por contagem simples.
    P% = Ni/ (Total da população)

  11. Quem já teve a Covid-19 e se recuperou está imune?
    O que se sabe sobre isso é que não há evidências concretas sobre a imunidade de quem já foi diagnosticado com a Covid-19 e se recuperou.(29/06/2020)


  12. Ouvi alguém dizer que "Quem crê em Deus não precisa usar máscara". O que você acha disso?
    Todo mundo usa máscara. Usar máscara é lei. Se Jesus Cristo estivesse no mundo, em forma humana, usaria máscara, nem que fosse por obediência às leis.
    Deixar de usar máscara, seria, estar tentando a Deus, esperando que Ele te proteja, concordando com tua imprudência.

    Se você acredita em Deus ( Eu acredito! ), entre em contato com seu padre, pastor, etc, e faça oração e Deus mesmo te dará a resposta.
    E já te adianto ela, use máscara.

  13. Podemos considerar 2020 como um ano perdido, por causa da Covid-19?
    Não digo perdido, mas muito difícil. Mortes, lockdowns, desemprego, crises paralelas.
    Será um ano que ninguém vai querer lembrar.

  14. É perigoso andar de bicicleta durante a pandemia?
    O que se sabe é que não é recomendado. Ao andar de bicicleta, pode-se passar por poças de água, esgotos, que podem conter o virus, passar por perto de áreas com o ar contaminado como proximidades de hospitais, por exemplo.
    O ciclista provavelmente vai usar máscara, que vai molhar com o tempo. A máscara, ao se pedalar a bicicleta, também força a respiração, pois a respiração ao se pedalar demanda mais ar que ao se caminhar.
    Você ainda pode ter problemas com a Justiça, por descumprir ordem de quarentena, lockdown, etc.
    Uma alternativa é usar uma bicicleta ergométrica e fazer exercícios em casa.

  15. Preciso usar máscara dentro da minha casa?
    O uso de máscara tem sido normalmente associado à necessidade de sair para a rua ou frequentar locais públicos.
    Geralmente o uso de máscara dentro da própria casa, com membros da família é desnecessário.
    O uso de mácara dentro de casa deve, entretanto, ser feito, se alguém da casa é suspeito de estar infectado e/ou já estiver infectado.

  16. Um amigo meu está com a Covid-19. O que faço?
    Não tenha preconceito. Mantenha-se afastado para não se contaminar e ajude seu amigo como puder.
    Lembre-se que ele precisa muito de apoio psicológico nessas horas.

  17. Quero ir à Igreja, mas é proibido. Me sinto culpado por não ir. O que faço?
    Não se procupe, Deus não vai castigar ninguém, por ser prudente e por obedecer as leis do município/estado/país.
    Não é nossa a culpa, ao contrário, somos vítimas. Mantenha-se informado das atividades de sua igreja e assista missas/cultos on line.
    Fazer suas práticas religiosas em casa também é válido.

  18. Vejo muita gente sem máscara. O que faço?
    Peça, gentilmente, que a pessoa use máscara.

  19. Qual a relação entre Segurança e Saúde do Trabalho (SST) e a Covid-19?
    A Segurança do Trabalho está diretamente ligada à proteção do trabalhador, médicos, enfermeiros, etc, ao uso de EPIs, como máscaras, etc.
    Nas empresas, a equipe de SST, orienta como o trabalhador deve se comportar durante estes tempos de pandemia. Estabelece limites (distanciamento social) e faz palestras educativas.
    A SST está lutando juntamente com todos no planeta Terra, para mitigar a Covid-19.

  20. Sou diabético. Posso trabalhar no comércio?
    Diabéticos são do grupo de risco. O recomendado é que fiquem em casa.
    Não é recdomendado que se exponham, mesmo tomando todas as medidas de prevenção.

  21. Criança de até dois anos deve usar máscara?
    Seria bom que usassem máscara, entretanto a mácara para crianças pequenas é perigosa. A criança pode se afogar, se irritar, babar na máscara
    e, em caso de necessidade, a criança pode ser incapaz de retirar a máscara. Também pode ocorrer que o tamanho da máscara não se ajuste corretamente
    ao rosto da criança.
    Para evitar esse problema e a contaminação, recomenda-se que se deixem as crianças em casa.



(Type a title for your page here)
2- Siglas e Outros Nomes


  1. AIDS - Acquired Immune Deficiency Syndrome
  2. ARV - Anti Retroviral
  3. COVID-19 - Corona Virus - 19
  4. CDC -Centers for Disease Control and Prevention
  5. CNN - Cable News Network
  6. DNA - DesoxiRibonucleic Acid
  7. HIV - Human Immunodeficiency Virus
  8. ICOS Instituto Coalizão Saúde
  9. Intensive Care - medicina intensiva, UTI
  10. MERS - Middle East Respiratory Virus (disease)
  11. NBA - National Basketball Association
  12. NIAID - National Institute of Allergy and Infectious Diseases -
  13. G1 - portal de notícias brasileiro, mantido pelo Grupo Globo
  14. OMS - Organização Mundial de Saúde
  15. ONU - Organização das Nações Unidas
  16. OPAS -Organização Pan-Americana da Saúde
  17. PAHO - -Panamerican Health Organization
  18. PCR - polymerase chain reaction
  19. PIB - Produto Interno Bruto
  20. PM - Prefeitura municipal
  21. R0 - R nought, reproduction ratio (Taxa de Disseminação)
  22. RT-PCR - reverse-transcriptase polymerase chain reaction
  23. RNA - RiboNucleic Acid
  24. Rt - contamination rate (taxa de contágio)
  25. SARS - Severe Acute Respiratory Syndrom
  26. SciAm -Scientific American
  27. Spanish Flu - gripe espanhola
  28. SRAG - Síndrome Respiratória Aguda Grave (tradução de SARS)
  29. SUS - Sistema Único de Saúde
  30. TWHCT - The White House Coronavirus Task Force
  31. TARV - Terapia Altamente Eficaz com Anti-RetroVirais
  32. UBA - Unidade Básica de Saúde
  33. UPA - Unidade de Pronto Atendimento
  34. UNAIDS - Unidaded Nations AIDS fundation
  35. UNO - United Nations Organiation
  36. UOL - Universo On Line
  37. UTI - Unidaded e Terapia Intensiva, Unidade de Tratamento Intensivo
  38. WHO - World Health Organization
  39. W3C - World Wide Web Consortium



Linha do Tempo
3 - Linha do Tempo


Ano de 2020
  • 26/fev - 1o caso de Covid-19 no Brasil
  • 11/mar - OMS declara Pandemia
  • 17/mar - primeira morte por Covid-19, no Brasil.
  • 02/abr - todos devem usar máscaras de proteção.
  • 02/abr - auxílio emergencial.
  • 23/abr - colapso no sitema de saúde do Amazonas
  • 29/abr - colapso no sitema funerário de Manaus/AM
  • 16/abr - ministro Mandetta exonerado
  • 30/abr - lockdown no Maranhão
  • 03/mai - lockdown no Pará
  • 05/mai - Brasil ultrapassou a China em número de mortes.
  • 07/mai - RJ, CE, PE, MA e PA apresentam colapso na rede privada de saúde.
  • 15/mai - Teich deixa o cargo de ministro
  • 24/mai - EUA proibem entrada de brasileiros
  • 27/mai - São Paulo anuncia reabertura da Economia
  • 31/mai - Brasil ultrapassa a marca de 500 mil casos
  • 04/jun - Ministério da Saúde muda forma de divulgação dos dados diários da pandemia.
  • 08/jun - veículos de imprensa se reúnem para divulgar dados da pandemia no Brasil.
  • 19/jun - Brasil atinge 1 milhão de casos de infectados por Covid-19.
  • 20/jun - Brasil atinge 50 mil mortos por Covid-19.
  • 26/jun - EUA atinge a marca de 2.5 milhões de infectados
  • 27/jun - Índia ultrapassa 500 mil casos de infectados
  • 27/jun - o número Global de casos recuperados superou 5 milhões
  • 28/jun - número Global de infectados atingiu 10 milhões
  • 29/jun - número Global de mortes chegou a 500 mill
  • 01/jul - Governo do Paraná implanta Quarentena Restritiva
  • 02/jul - Brasil atinge 1,5 milhões de contaminados
  • 03/jul - número global de recuperados alcança de 6 milhões (53,9%)
  • 06/jul - Índia ultrapassa Rússia no número de contaminados e passa a ocupar a 3a posição no ranking
  • 07/jul - EUA atinge 3 milhões de casos
  • 07/jul - Jair Bolsonaro, presidente do Brasil, testou positivo para a Covid-19



Previsões
4 - Previsões e Chutes

Tudo nesta seção do Dicionário é estimativa e chute.
Geralmente eu acerto, pois parto de dados concretos, e faço uma projeção por regressão estatística, entretanto, são mais chutes que estimativas.
  1. Casos de Covid-19 devem atingir a cifra global de 10 milhões perto de 1.o de julho.
    Método de cálculo utilizado: Regressão Linear
    (previsão confirmada em 28/06/2020)

  2. Considerando-se que o Brasil tem uma taxa de 200 mil casos por semana, o Brasil deve atingir 2 milhões de casos de Covid-19, em 25 de julho.
    Método de cálculo utilizado: Regressão Linear.

  3. Em meados de julho de 2020, o ranking de casos de Covid-19, devera ser:
    1. EUA
    2. Brasil
    3. India
    4. Russia
    5. Chile
    6. Peru
    7. Mexico
    8. Reino Unido

    Método de cálculo utilizado: Regressão Linear.

  4. Índia deve ocupar o terceiro lugar no ranking da Pandemia, em dois ou 3 dias.(hoje é 04/jul)
    A Índia está tecnicamente empatada com a Russia, com uma diferença de 26 mil casos.
    A Russia tem a curva decrescente e a Índia tem a curva ascendente e por isso deve ocupar
    o terceiro lugar em alguns dias.
    Previsão confirmada em 06/jul
    Método de cálculo utilizado: Regressão Linear.


    Fonte: https://news.google.com/covid19/map?hl=pt-BR&gl=BR&ceid=BR:pt-419

  5. México deve ultrapassar Reino unido em 2 semanas.(hoje é 06/jul)
    Diferença de 29 mil casos.(06/jul)
    O Reino Unido tem a curva decrescente e o México tem a curva ascendente e por isso deve ocupar
    o sétimo lugar em alguns dias.
    Método de cálculo utilizado: Regressão Linear.


    Fonte: https://news.google.com/covid19/map?hl=pt-BR&gl=BR&ceid=BR:pt-419

  6. EUA deve alcanbçar 3 milhões de casos esta semana
    Casos: 2.932.047(06/jul)
    Por isso os EUA deve alcançar 3 milhões de casos confirmados
    em alguns dias.
    Método de cálculo utilizado: Regressão Linear.

    Fonte: https://news.google.com/covid19/map?hl=pt-BR&gl=BR&ceid=BR:pt-419

    Curva Epidêmica do Brasil
    Gráficos: Google
    Previsão/chute: o Brasil vai atingir o platô, e não um pico simples, em algumas semanas (hoje é 26/jun).
    1. Atualização em 28/jun: parece que o pico ou platô foi deslocado para frente, no tempo.
      Método de cálculo: análise dos gráficos

    2. Atualização em 04/jul: o pico ou platô demora pelo menos mais uma ou duas semanas.
    3. Gráfico parece se achatar. Pode estar formando um "degrau" (07/jul)
    Sequência de Epi Curves do Brasil

    Método de cálculo utilizado: análise de gráficos



(Type a title for your page here)
5 - Downloads

  1. 05-PNPAS_V5.pdf

  2. Cartilha-Coronavirus-Informacoes-.pdf

  3. Distanciamento-social-07-04-2020.pdf

  4. Iniciativas.pdf

  5. ManualVOLUME1-1.pdf

  6. Manual_orientacao.pdf

  7. Receitas_Enlatados-Isolamento.pdf

  8. Manualvol3ensino.pdf



Links
6 - Links

  1. News Google

  2. OMS/WHO - Organização Mundial de Saúde

  3. CNN Brasil

  4. CNN Health

  5. Nova China

  6. PAHO - Panamerican Health Organization
    OPAS - Organização Pan-Americana da Saúde


  7. Coronavirus - Curitiba

  8. Coronavirus Paraná

  9. Covid-19, SIte do Governo Federal do Brasil

  10. Coronavirus -Site do estado de São Paulo